domingo, 15 de fevereiro de 2009

A Formiga e a Pomba


Uma pequena formiga parou de trabalhar, a fim de observar uma pombinha branca que de asas abertas voava pela amplidão. O entusiasmo foi tão grandeque a formiguinha nem reparava onde punha as pernas. Sem saber como, caiunas águas de um regato que ali corria. Teria sido levada pelas águas se apomba não a visse quando de um vôo rasteiro. Interrompeu suas acrobacias edesceu até quase tocar as águas; depois, com um fino galho preso ao bico,conseguiu salvar a formiguinha, que saiu gotejante do regato e se estendeuna relva fina para se aquecer ao sol.Como farei para demonstrar gratidão e reconhecimento a essa tão doce ave queme socorreu com tanta presteza? - pensava a formiguinha.
Enquanto isso, iaacompanhando com o olhar a generosa pombinha, que retornara ao vôo.

Acontece que a oportunidade não tardou muito a aparecer.Na tarde do dia seguinte, a pombinha, exausta dos seus novos exercícios esentindo um forte calor, pousou num ramo de árvore junto ao regato e aliadormeceu. Um garoto desocupado, que vivia à caça de passarinhos com seuestilingue, viu a pomba que dormia despreocupadamente.
Era uma presa fácil.Assim, sem perda de tempo, o moleque procurou algumas pedras e, colocando-as de jeito, usou uma entesando o arco, fez pontaria, já preparado para atacar.
A formiguinha, que voltava para casa trazendo uma enorme carga às costas,viu angustiada aquele gesto impiedoso. Largou o fardo e pensou: "O que fazernesse momento para alertar a pombinha?" Em fração de segundo, ela decidiu a coisa com acerto. Aproximou-se do garoto e lhe deu uma forte ferroada no calcanhar.- Ai... ai... ai! Mas que dor... - gritou o moleque, erguendo o pé eesfregando o local onde a formiga o picara.A decisão funcionou direitinho, porque a pombinha acordou espantada com ogrito do garoto e, quando viu bem de perto o perigo tão sério que ameaçavasua própria vida, abriu rapidamente as asas e alçou um vôo ligeiro,desaparecendo no azul do firmamento.O garoto, desapontado, seguiu seu caminho, levando uma marca avermelhada no calcanhar...

Enquanto isso, a formiguinha feliz agradecia na sua linguagem aoportunidade que teve de, embora pequenina e frágil, poder recompensar um favor recebido, numa hora oportuna.

A mensagem é simples... Apenas expressa o senso de gratidão que devemos ter para com os amigos e também para com Deus.


(Autor: Fabula de Exopo)

Nenhum comentário: