segunda-feira, 21 de maio de 2012

Lembrem-se sempre de quem você é!


Em junho de 2012, vai completar um ano de falecimento de Ivanilda Oliveira (foto) Cunha, Pernanbucana destemida e fiel crente batista, que fugindo da seca nordestina e com sua mãe tuberculosa, veio para o Rio de Janeiro na década de 50, onde com 14 aos arrumou emprego de aprendiz de tecelã na Companhia Nova America de Tecidos, em Del Castilho, no subúrbio da então Cidade Maravilhosa. Durante as festas do trabalhador, onde o diretor da impressa Marcelo Bebiane, um súdito da rainha Elisabeth sempre lembrava suas origens com a seguinte frase: “ Lembre-se sempre quem voce é”!. Minha mãe como boa ouvinte e aprendiz passou a repetir essa mesma frase, durante minha adolescência na década de 70, todas as vezes que cometia algo errado, que desagradava a Deus, entristecia o Espírito Santo e , fazia dona Ivanilda aplicar um corretivo disciplinador inesquecível. Passado muitos anos da adolescência, pois estou prestes a completar 50 anos no mês de maio, se Deus permitir, porem ao ler: “ A Mensagem de Romanos” de John Stott, outro súdito inglês, que durante muitos anos serviam como pastor em Londres, volto lembrar desta frase: Lembre-se sempre de quem você é! Agora dita pela boca do Duque de Windsor, que não chegou a ser coroado como Rei Eduardo VIII , sucessor do Rei George V da Inglaterra, pois abdicou do trono para se casar com uma americana divorciada, causando mal estar no palácio real. Eduardo VIII, príncipes de Gales, que morreu no dia 28 de Maio de 1972 em Paris, em uma de suas entrevistas para um programa de televisão, recordando sua infância como príncipe herdeiro, ele dissera: “Meu pai o rei, era um disciplinador muito rígido. E sempre que eu fazia alguma coisa errada, ele me exortava dizendo: Meu querido rapaz, lembre-se sempre de quem você é”. Semelhantemente Deus nosso pai celestial esta sempre nos lembrando de quem somos, através do Espírito Santo, para que não caia no esquecimento e você assim como eu possamos pecar contra Deus. Quando Jesus foi ser batizado no Rio Jordão pelo profeta João Batista, assim que saiu da água o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba e pousando sobre ele então uma voz dos céus disse; “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”. Mateus 3.17. Naquele momento Deus estava testemunhando diante do povo que Jesus era o filho amado, não dando margem para nenhuma duvida no coração dos homens daquela época. Jesus sempre afirmou e reconheceu de quem Ele era:” Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o filho se não o pai, e ninguém conhece o pai se não o filho, e aquele a quem o filho o quiser revelar”. Mateus 11.27. Baruch Há Shem. Sergio Cunha


Nenhum comentário: