quinta-feira, 24 de abril de 2008

25 anos sem o apóstolo do Brasil


O ano de 2007 está se findando para todos, contudo para os pastores das Assembléias de Deus do Ministério de Madureira no Brasil, o dia 26 de agosto representa uma data especial – os 25 anos da passagem para o Senhor daquele que foi considerado o apóstolo do Brasil no século XX, o saudoso pastor Paulo Leivas Macalão.
O corpo sepultado no cemitério Jardim da Saudade no bairro de Edson Passos em Mesquita, RJ; não recebe mais visitas, porém a lembrança do patriarca do Ministério de Madureira, jamais será esquecida, como também o arco-íris em um círculo perfeito, confirmando que Deus havia chamado seu servo para a Glória Eterna, como bem confirmara o pastor José Pimentel de Carvalho, então presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, oficiante da cerimônia fúnebre.
Para muitos naquele agosto de Deus, findara-se a história do Ministério de Madureira, que tivera início com a conversão do filho do General de Exército João Maria Macalão em 1923, após ler um folheto amassado e jogado no chão da Rua São Luis Gonzaga em São Cristóvão – Rio de Janeiro. Lêdo engano, pois a porta que Deus abre, o homem não pode fechar, e nem mesmo a morte.
Olhando para a História da Igreja Assembléia de Deus, ninguém poderia imaginar que aquele jovem gaúcho de Santana do Livramento, que trazia sempre seu violino e a Bíblia para cooperar com o missionário sueco Gunnar Vingren nos cultos evangelísticos, se tornaria o patriarca de um ministério de alcance mundial, a partir da fundação do primeiro templo na Rua Ribeiro de Andrade 65, em Bangu – subúrbio do Rio de Janeiro, então capital da República, tendo o trabalho crescido e se estendido por todo o Brasil e cerca de 40 países com milhões de ovelhas do rebanho de Jesus.
Contava-nos o também saudoso pastor Enock Alberto Silva, que o pastor Paulo Macalão, trazia na testa, uma cicatriz como marca de um apedrejamento. Após anunciar Jesus como Salvador para alguns malfeitores na estação ferroviária de Realengo. Quais são as marcas de Cristo na vida dos jovens pastores? Este foi um dos exemplos deixado pelo patriarca Paulo Leivas Macalão, além do amor, dedicação e fidelidade ao Senhor Jesus. Hoje, cultuamos a Deus em grandes catedrais com ar-condicionado, com cadeiras acolchoadas, pregamos a Palavra nas rádios, televisões, Internet, porém há várias décadas passadas, vários homens derramaram lágrimas de sangue para que o Evangelho frutifica-se no Brasil. Nosso desejo é que o exemplo deixado por seus servos da estatura do pastor Paulo Leivas Macalão, não caia no esquecimento. Nem mesmo daqui a 100 anos.

Nenhum comentário: