quarta-feira, 8 de abril de 2009

O Legado de Enock


O Enoque da Bíblia andou com Deus trezentos anos e gerou vários filhos e filhas e nunca foi encontrado, pois Deus o tomou para si ( Gêneses 5.22-24). O Enock que nos aprendemos a amar e respeitar, também certamente andou no caminho do Senhor pelas areias escaldantes da Região dos Lagos e gerou milhares de filhos e filhas espirituais. Os mais antigos, dizem que chegou a casa de cerca de 17 mil filhos, fruto do seu amor pelo evangelho.
Enoque, filho mais velho de Caim, deu nome a primeira cidade mencionada na Sagrada Escritura. O nosso Enock, saudoso pastor assembleiano, que durante mais de 40 anos, construiu cerca de 105 templos em toda região, alcançando também a região serrana de Cordeiro e Santa Maria Madalena, tinha sua base de trabalho na histórica Cabo Frio, que ao lhe conceder o titulo de Cidadão Cabofriense, poderia merecidamente ser acrescentado: Cabo Frio – Cidade de Enock.
Uma tradição judaica atribui a Enoque a invenção da escrita, aritmética e da astronomia, fazendo dele o recipiente de muitas visões em revelações. Por esta razão formou-se em volta do seu nome uma vasta literatura a apocalíptica, sendo a mais notável a obra que existe na língua etíope: “ Livro de Enoque ”, que foi escrito no século II A.C.
Já o nosso pastor alagoano de semblante sisudo, não freqüentou nenhum universidade, tão pouco escreveu algum livro, tendo o maximo registrado seu ministério pastoral nas paginas do jornal “ O Forte ”. Nas paredes do seu gabinete na rua Teixeira de Souza, 298, não estavam pendurados diplomas de doutorado em teologia, contudo estava repleto de reconhecimentos honoríficos de cada município da Região dos Lagos, o que o tornava um pastor respeitado pelas autoridades constituídas, como um verdadeiro apostolo. Para ele, que havia trocado a navalha de barbeiro pela Bíblia Sagrada, as homenagens ao velho sacerdote, representavam a Graça de Deus em sua vida.
Nos 70 anos que a Igreja Assembléia de Deus em Cabo Frio – Ministério de Madureira, matriz do movimento pentecostal da Região, haverá de completar em 2010, estão inseridos 40 anos da vida do Pr.Enock Alberto Silva, que após pastorear Campos dos Goytacazes, Volta Redonda e Bauru – SP, por orientação do Espírito Santo e decisão do Pr.Paulo Leivas Macalão, fundador do Ministério de Madureira, foi empossado como Pastor presidente do Campo Missionário de Cabo Frio, sucedendo ao pastor Sebastião Vieira de Souza, que fora transferido para Juiz de Fora nas alterosas mineira. No limiar do jubileu da Igreja de Cabo Frio, tantas e quantas forem as biografias e historias de vida do grande patriarca pentecostal, não se poderia esgotar em letras e números, a imensa obra espiritual por ele realizada, desde que se converteu ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo em uma Igreja Batista em Alagoas. Escritores houvessem que se abalançassem a descrever em detalhes cada passo de Enock Alberto Silva e teriam eles matéria interminável para descrição da força, da autoridade e do caráter desse homem que as Igrejas Pentecostais aprenderam a amar e respeitar, pela sua batalha na evangelização da Região dos lagos e pela construção de inúmeras Casas de Oração, onde a Palavra de Deus foi levada aos pecadores com o lema: “ Jesus Salva, Cura, e Batiza com Espírito Santo”. Mesmo tendo passado treze anos do seu recolhimento do Senhor da Igreja no dia 12 de julho de 1996, quando estava com 82 anos, basta apenas visitarmos Cabo Frio e demais cidades adjacentes, para perceber-mos nos dezenas de templos que abrigam hoje milhares de crentes para o louvor do nome de Jesus, que o legado de Enock Alberto Silva esta presente como descrição do rastro luminoso do caminho que ele em vida palmilhou para Gloria de Deus.

Nenhum comentário: