domingo, 5 de abril de 2009

Para que um Conselho de Pastores?


Desde o registro do capitulo 15 do livro dos Atos que os discípulos de Cristo se “congregam”para “considerar” um assunto, mesmo havendo “grande discussão” para, por fim, parecendo bem, “ chegar a um acordo”. Nos primeiros séculos da Igreja tivemos os concílios da igreja indivisa, dirimindo as controversas teológicas e estabelecendo os credos que definiram a confessionalidade do cristianismo. Com a divisão institucional da cristandade, passamos a conhecer as assembléias denominacionais em escala mundial ( romanos, ortodoxos, reformados, luteranos, anglicanos, batistas, congregacionais, metodistas e assim por diante). No âmbito da igreja local com seus cultos regulares nos municípios, temos a criação dos conselhos de pastores municipais. Esses eventos fornecem o intercambio de experiências, idéias e propostas, atualizam a inserção da igreja no templo e promovem uma abertura de mentes, superando-se o provincialismo que tantas vezes alimentam a estreiteza, o fanatismo ou a arrogância espiritual. Quantos congressos, conferencias ou encontros não tem impactado vidas em Rio das Ostras, transformando a historia e redirecionando o papel da igreja? A motivação personalista de alguns não tem impedido a ação do Espírito Santo.
Alguns desses ajuntamentos de santos tem sido marcados por um caráter interdenominacional, sejam nacionais, regionais ou municipais. Rio das Ostras, ainda que uma adolescente de apenas 17 anos,tem sido palco de eventos importantes, desde de que o Conselho de Pastores foi fundado, visando a integração do Corpo de Cristo na cidade. Foram realizados, simpósios para debater o novo Código Civil, proposto durante o governo Fernando Henrique Cardoso no qual trazia amarras para o crescimento da igreja evangélica brasileira, cruzadas evangelísticas, visando ganhar Rio das Ostras para Cristo, encontro de missões na câmara municipal, tendo como temática o mundo pagão da Índia, a estruturação da Expo Gospel no calendário oficial da cidade, alem de realização do Retiro de Verão, durante a festa momesca, como fator de unidade da juventude evangélica riostrense.
Desde que o Conselho de Pastores foi fundado na sua essência por homens simples porem com grande amor pelas almas perdidas e o desejo latente de trazer um avivamento espiritual permanente para a cidade, ate hoje no decorrer de nossa caminhada estamos firmes com os nossos objetivos – desafios: 1 – Reafirmar o lugar essencial das Escrituras na formação do pensamento, vivencia e missão da comunidade evangélica riostrense; 2 – Destacar, a partir da Trindade, o papel , a presença e o poder do Espírito Santo na vida, espiritualidade e missão dos pastores no município; 3 – refletir sofre as diversas expressões teológicas, missiologicas e litúrgicas da espiritualidade contemporânea da igreja evangélica na região; 4 – desafiar a igreja evangélica riostrense no seu testemunho como comunidade do Reino de Deus, a ser agente de mudança e transformação em uma sociedade caracterizada pelas desigualdades sociais; 5 – dar testemunho publico e agradecer a Deus pelo crescimento da igreja na região ao longo das décadas e discernir a vontade de Deus para os seus sacerdotes. È nossa oração que o Espírito Santo vem a soprar poderosamente sobre o oitavo aniversario de fundação do Conselhos de Pastores de Rio das Ostras, impactando a comunidade evangélica da região, outra vez, no caminho da relevância e da santidade, tendo como tema central: “ O testemunho evangélico para a cidade: Palavra, Espírito e Missão.

Nenhum comentário: