quarta-feira, 29 de abril de 2009

Quando o Silencio Vale Ouro



O Tempo em que vivemos nos incentiva a protestar em alta voz, quando não concordamos com alguma coisa de nossos direito estão sendo ameaçados. Muitos são os protestos para chamar atenção da opinião publica e ganhar apoio para nossas causas, muita das vezes consideradas perdidas. No século XVI recebeu o titulo de protestante, o movimento de reforma da Igreja, liderado pelo monge alemão Martinho Lutero, e ainda hoje, depois de vários séculos, algumas vozes de protestos de maneira isolada são abafadas pelos príncipes da Igreja denominacional, não apresentando resultados práticos de mudanças em curto prazo, e portanto caindo no esquecimento do povo. Falar do silencio em uma igreja barulhenta e diversas vezes injusta para com seus filhos, torna-se sem duvida, perigoso, como se você estivesse nadando contra correnteza, ou ate mesmo clamando no deserto. Ainda que o profeta Bíblico chorão Jeremias, tenha escrito um livro totalmente barulhento revelando suas reclamações para com Deus e seu povo, gritando suas lamentações, decepções e ate mesmo raiva, um ensinamento de profunda sabedoria nos deixou, para os dias de grande agitação e frenético ativismo da igreja atual: “ Bom é aguardar a salvação do Senhor e isso, em silencio”. Lamentações 3.26. Mesmo estando no deserto, Jeremias reconheceu o valor do silencio. Ao contrario do que possa parecer aguardar em silencio o socorro de Deus para nossas aflições e angustias, não representa um sinal de fraqueza e subserviência aos lideres religiosos, mais sim, uma prova de profunda sabedoria e dependência exclusiva da Graça e misericórdia de Deus. O Profeta Jeremias nos ensina que Deus trabalha em silencio, mediante nossas orações. Não precisamos gritar e protestar com grande alarde para Deus nos escutar e vir em nosso socorro e pelejar pelas nossas causas. A Mãe do profeta Samuel, apenas balbuciou do templo e Deus abriu sua madre, dando-lhe vitoria.
Quando comecei a namorar minha esposa Ruth, em Barra de São João, o pai dela, um homem muito rígido e de atitudes coléricas, fez varias exigências para autorizar o namoro em casa, inclusive estabelecendo prazo para noivado e casamento. Me pediu a carteira de trabalho, para saber se eu era trabalhador, buscou informações sobre a minha vida cristã e varias vezes me recebeu com um semblante fechado em uma clara demonstração de que não gostava da minha presença. Porem, sua esposa, uma mulher sabia, guerreira de oração e profunda comunhão com Deus, ao observar as dificuldades para ganhar o coração de seu marido, me aconselhava sempre com voz mansa: “ Meu filho, nunca discuta com meu marido, pois se for da vontade de Deus, você casar-se com minha filha, apenas ore, pois o justo vence em silencio”. Não é que ela tinha razão. Em silencio e muita oração, ganhei o coração e simpatia de toda família. Depois de 17 anos de casamento, meu sogro tornou-se um pai e amigo fiel. O que o profeta Jeremias nos ensinou é verdadeiro, o silencio em determinados momentos da vida, torna-se condição fundamental para obtermos vitoria e Salvação proveniente do Senhor Deus.

Nenhum comentário: