terça-feira, 5 de maio de 2009

De garçom a Pai do Movimento Pentecostal


Salmo 40:17 ( “Contudo, eu sou pobre e necessitados, mas tu,ó Senhor, cuidas de mim. Tu és o meu auxilio e o meu libertador, não te detenhas, ó Deus meu.”)

Filho de ex-escravos, o garçom William Joseph Seymour, converteu-se a Cristo na Igreja Batista, porem foi freqüentando a Igreja Metodista Episcopal em Indianápolis em 1895, de predominância negra que fortaleceu sua fé e resolveu estudar teologia na escola Bíblica de Charles Fox Parham sentado em uma cadeira no corredor para negros, que ele aprendeu as doutrinas da santidade e foi batizado com Espírito Santo. Tendo dado inicio a direção de cultos em um templo abandonado da antiga igreja metodista africana em Los Angeles na rua Azuza numero 312 no Movimento Pentecostal que se espalhou pelo mundo como verdadeiro derramar do Espírito Santo. Deus levantou um negro, cego de um olho para derrubar as barreiras raciais nos EUA no inicio do século XX em favor da unidade da igreja de Cristo no dia 14 de abril de 1906. A Historia de vida de Willian Seymour (foto) é uma prova cabal e irrefutável de como Deus em sua infinita graça e misericórdia se revela aos pequenos e desvalidos da sociedade, levantando-os de sua miséria humana de pecados para a gloria em seu nome Santo. Não foi assim com o pequeno pastor de ovelhas, Davi, o filho de Jesse o belemita, que após derrotar o gigante filisteu, tornou-se genro do Rei Saul e foi ungido pelo profeta Samuel, rei de Israel, e segundo os historiadores, o melhor rei da historia do povo Hebreu. Alguém dava algum valor para Davi? Nem mesmo seus familiares, enxergavam nele, qualidades especiais para sagrar-se um soberano real. Contudo, Deus que conhece o coração do homem, deu a Davi, o titulo inigualável de “ Homem segundo o Coração de Deus”. Na historia das civilizações, vários homens receberam inúmeras honrarias de reis e imperadores, acumulando glorias e riquezas incalculáveis, porem, apenas o pequeno pastor de ovelhas, recebeu a dádiva de ser reconhecido como homem segundo o coração de Deus, e fazer parte da genealogia de Jesus Cristo, o redentor da humanidade.
Aquele que é cético em relação aos propósitos de Deus, poderia afirmar que são casos isolados. E o que dizermos de Jose, que de escravo vendido pelos seus irmãos, aos amalequitas, tornou-se governador do Egito e segundo do Faraó, saciando a fome do seu povo e da sua família, como homem justo e temente a Deus. Não poderíamos deixar de citar o exemplo de vida de Moody, que de vendedor de sapatos ainda garoto, tornou-se um dos maiores evangelistas de massa na historia da igreja alcançando cerca de 100 milhões de pessoas no século XIX, em uma época em que os meios de comunicação eram precários. Conta-se que Moody chegou a ser barrado pelos diáconos da Igreja Congregacional pela sua falta de estudos no inicio de sua caminhada cristã. Alguém se lembra dos nomes dos diáconos que barraram Moody? Tão pouco eu.
Não podemos nos esquecer de Carey, que de simples sapateiro, após ser rejeitado como missionário pela igreja batista, foi para o campo de trabalho segundo sua fé e com seus próprios parcos recursos financeiros e doações de amigos e familiares, semear a Palavra no mundo pagão, tornando-se depois de muitos anos reconhecido como o “ Pai de Missões Modernas”. Não importa sua condição social, econômica e cultural, quando Deus escolhe um homem para fazer historia e o nome do Senhor ser Glorificado, nada pode impedi-lo. Afinal de contas: “ Agindo Deus quem impedirá? “

Nenhum comentário: