segunda-feira, 23 de novembro de 2009

DDD – Discagem direta a Deus.


“Telefonista, precioso uma ligação imediata para...”
“O número do telefone, por favor”.
“Pois não é... mas veja bem, é urgente”!
“Chamarei tão logo consiga uma linha”, responde a telefonista.
E os minutos se passam... cinco, dez, trinta... Um tanto agitado, disca novamente.
“Telefonista, ainda não conseguiu? Srta., por favor, é urgente, urgentíssimo”
“As linhas estão todas ocupadas, cavalheiro”.
Quanto tempo levará ainda ara que o angustia do senhor consiga falar com esse alguém que está distante?
Como é prática a discagem direta! Fácil, muito fácil, e rápida... principalmente quando é DDD. “Como? Existe discagem direta a Deus? Que mistério é esse?”
“Nada de mistério; ainda há pouco usamos essa comunicação e pudemos conversar com o Rei do Universo. Foi muito agradável e animador. Toda vez que o fazemos sentimo-nos mais confortados, mais fortalecidos e mais calmos, e uma doce paz nos enche e alma. Mas, esse privilégio não é nosso apenas; pode ser seu e de todos. As “linhas” nunca estão “ocupadas”; podem, às vezes, ter alguma interferência, ou, pior ainda, estar cortadas.
Perfeitamente. Estamos nos referindo à oração. A oração, como disse alguém, é uma reverente conversa com Deus. Na oração podemos falar com Deus, contando-Lhe nossas alegrias e tristezas como falamos com um amigo. Para sermos espiritualmente bem sucedidos na vida, devemos dedicar tempo à oração.

Deus ouve as orações
É possível que Deus, do Seu trono de glória e majestade ouça nossas fracas vozes? As Escrituras nos afirmam que sim. Dirigindo-se a Deus, o salmista escreveu:
“Ó tu escutas a oração, a ti virão todos os homens”. Sl 65:2.
O próprio Deus, por ocasião da inauguração do templo que Salomão construiu, disse.
“Estarão abertos os Meus olhos e atentos os Meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar”. II Cr 7:15.
E Jesus exortou: “Pedi, e dar-se-vos-à; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-à. Pois todo o que pede recebe; o que busca, encontra e a quem bate, abrir-se-lhe-à”. Mt 7:7 e 8.
Deus deseja atender, mas quer que nos peçamos. Isto não significa que Deus desconheça as nossas necessidades. Ele sabe o que precisamos antes mesmo que Lho peçamos (Mt 6:8). Mas Deus quer que reconheçamos a nossa dependência dEle, como Paulo declarou:
“Ele é que a todos dá vida, respiração e tudo mais”. At 17:25.
“Ora se vós...sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos Céus dará boas coisas aos que Lhe pedirem?” Mt 7:11.
Deus é infinitamente melhor Pai do que o mais extremoso dos pais humanos. Se os imperfeitos pais terrestres não engana os filhos, muito menos o perfeito Pai celeste. Isto nos deve inspirar confiança.

Que é oração?
Primeiramente, orar não é traçarmos planos para Deus seguí-los, mas reconhecermos quais são os planos divinos, aceitando-os para estarmos em harmonia com a Sua vontade. Não é exigir que a vontade de eus seja mudada, mas que a vontade de Deus seja feita. O principal objetivo da oração é que o suplicante se coloque em tanta harmonia com Deus que a vontade de Deus se torne a dele também. Então cooperará com Deus, em tudo que Ele desejar. Não estará tão preocupado com o que pediu, mas no que deverá fazer para cumprir a vontade de Deus. Ele aceita o que Paulo escreveu:
“Porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” Fl 4:11
Antes, agitado, impaciente; agora, resignado, contente. Ele sabe que está nas mãos de Deus e que Deus está realizando o eu divino plano com ele e entenderá que “todas as cousa cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Rm 8:28
Tenhamos sempre isto em mente. A oração não muda a Deus. Ela muda a nós. Ela contribui para criar em nós a atitude de espírito que Deus aprova, e nos leva a apreciar e usar corretamente a benção recebida.

Como orar: com fé
“Todo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis”. Mt 21:22
“Sem fé é impossível agradar a Deus” Hb 11:6.
Temos inúmeros exemplos de como Jesus recompensava a demonstração de fé:
“Faça-se-vos conforme a vossa fé”. Mt 9:29
A fé é um requisito importante para uma oração ser atendida, mas o Salvador, que tanto nos ama, realizou um milagre e por um homem que em desespero exclamou:
“Eu creio, ajuda-me na minha falta de fé” Mc 9:24.
2. Segundo a sua vontade
“E esta é a confiança que temos para com Ele que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve” I Jo 5:14.
Se não recebemos imediatamente d modo como pedimos, tenhamos a certeza que Deus ouviu e nos responde muito embora não seja exatamente como nós queríamos, pois, muitas vezes o que pedimos seria, no final, não bênção, mas maldição. Assim, por vezes, na Sua sabedoria e bondade para conosco, Deus responde com um Não; por vezes Ele nos faz esperar, porque talvez não estamos preparados para receber a benção. Temos o exemplo de Jesus o Getsêmani:
“Meu Pai, se possível, passa de Mim este cálice! Todavia, não seja como Eu quero, e sim, como Tu queres”. Mt 26:39.
O que quer Deus decida será o que mais nos convém.

3. Pedir com perseverança
A parábola do juiz iníquo, proferida por Cristo, salientou “O dever de orar sempre e nunca esmorecer”. Lc 18:1. Devemos perseverando quando aparentemente a resposta demora. A benção de Deus é às vezes retardada para que examinemos nossa condição e vejamos as falhas do nosso caráter, ou para nos provar a fé.

Nenhum comentário: