sexta-feira, 13 de novembro de 2009

As primas evangélicas da “Mãe Dinah”

Com o acidente que vitimou o grupo de rock nacional “Mamonas Assassinas”, foi alçada a fama meteórica, a vidente “Mãe Dinah”, através do programa televisivo do apresentador Gugu Liberato. Segundo a vidente, a morte dos “Mamonas Assassinas”, teria sido lhe relevado muito tempo antes. Uma semana após o desastre aéreo, a vidente e foi matéria da revista Veja, com uma tiragem de 800 mil exemplares, onde recebeu o título de “A Esperta Dama da Futurologia”, sendo desmascarada nas suas previsões, como a terceira guerra mundial, que haveria, segundo ela de começar em 1984.
O Brasil inteiro, tem sido vítima de previsões na sua maioria catastróficas, onde a futurologia dos adivinhos de plantão, estão ganhando rios de dinheiro, e as custas do sofrimento e crendice popular. O que nos parece um fato comum no da sociedade, não foge a regra também no meio evangélico, pois a Mãe Dinah”, também tem várias primas pobres entre os evangélicos. Que poderíamos chamá-las de Tias Jurema. Muitas delas não conseguiram alcançar fama fora de sua cidade ou qualquer lugar distante de sua igreja local. Durante as últimas eleições municipais, elas foram procuradas em avidez pelos candidatos evangélicos para receberam as “profetadas” de vitória nas urnas. Algumas tias mais atrevidas, se arriscaram a disputar o pleito, com candidatas escolhidas e dedo pelo próprio Deus, para serem suas representante nas Câmaras Municipais.
Mas o que diferencia a “Mãe Dinah” da “Mãe Jurema”? Muito simples: A mãe Jurema evangélica convicta, não cobra honorários pelas suas profecias, mas aceita uma oferta especial de amor pela obra. A mãe Jurema geralmente tem o ministério de apascentar as ovelhas e não aceitam ficar submissas a um pastor, que não seja o próprio Jesus. Com determinação divina, mantém um trabalho de oração em suas casas, paralelo ao realizado oficialmente pela Igreja. Segunda elas em suas residência o Espírito Santo, fala mais alto e as revelações são instantâneas. O que passar além disso, será armação ilimitada.
Outra característica da “Mãe Jurema” é que elas são casamenteiras, parecem que possuem um contrato de produtividade com o santo católico Santo Antônio, tamanho as profecias para os jovens se casarem com Maria ou José. Se for com o João ou Ana, não é de Deus. A maioria das “Mães Jurema”, declaram para todos que falam apenas em nome de Deus, se você der crédito as suas profecias, serás um abençoado. Uma pessoa espiritual, caso contrário, um indivíduo carnal, sem o temor do Espírito Santo.
Apesar de toda a evolução da ciência e estarmos a beira do terceiro milênio, os profetas e adivinhos continuam agindo como se estivessem no tempo do Velho Testamento. A Bíblia, revela que Faraó mandou chamar todos adivinhadores do Egito (Gn 41.8), para lhe decifrarem seus sonhos, o que não conseguiram, como também, quando Moisés foi libertar o povo de Israel da escravidão egipicia, outro Faraó mandou que viesse a sua presença os encantadores e magos do Egito para realizarem prodígios (Ex 7.11). Deus conhecendo a natureza uma na entregou ao povo de Israel diversas leis, para que vivessem uma vida de obediência e retidão diante e do Senhor e uma das recomendações, fala sobre adivinhações, (Lv 19.26). Como também o Rei Saul, perdeu o Reino de Israel, após consultar a feiticeira de En-dor, apesar dele mesmo ter desterrado os necromantes e adivinhos (1 Sm 28.3). Parece-me que a História se repete nos dias atuais, enfim as pessoas gostam de serem enganadas, quando nas “Mães Juremas” profetizam aquilo que queremos ouvir. Assim como foi nos dias de José, Moisés e Saul, também hoje, os adivinhos tem levado muitos cristãos a se desviarem dos caminhos de Deus. A cerca de quatro meses passados, apareceu na Assembléia de Deus Filadélfia no Bairro Santo Antônio – Cabo Frio, um homem se auto-proclamando missionário itinerante, que ao receber oportunidade para falar à igreja, começou a ler as mãos das pessoas e profetizar, como se fosse um “cigano pentecostal”. Outra ocasião, esteve visitando a igreja, um suposto ex-integrante do Comando Vermelho, que após um “tristemunho”, onde declarava que havia escapado da cadeira elétrica no Presídio de Água Santa no Rio de Janeiro, passando uma série de revelações “entregando automóveis para o corpo de obreiros, como se Deus fosse dono de agência de automóveis. Nós percebemos a farsa, pois no Brasil não existe pena de morte, e principalmente na cadeira elétrica.
As “mães Juremas” costumam sempre manter um padrão em suas profecias do Oiapoque ao Chuí, do tipo “Deus tem uma grande obra em sua vida”, ou “Você vai passar por uma tribulação”, ou ainda “O diabo quer te destruir”. Para fim de conversa: Deus tem sempre uma grande obra de salvação na vida de todas as pessoas que aceitarem a Jesus como Senhor e Salvador. Segundo, todos nós em algum período de nossas vidas passamos por dificuldades como doença, morte de parentes e amigos, desemprego etc. e para terminar, o Diabo, o inimigo eterno de Deus, quer destruir toda a humanidade e fazer dos homens seus escravos. Não somos contra as profecias do Espírito Santo, porque a Bíblia afirma que a Igreja que não possui profecias, ela se corrompe. Mas devemos Ter o discernimento do Espírito Santo para distinguir entre Deus falando para seus servos e o homem tentando usar as revelações, quase sempre da carne para conquistas materiais. Enfim, o maior profeta foi Jesus Cristo e a maior profecia para a Igreja e a humanidade, é a sua palavra. Portanto, cuidado com as mães, tias e avós que andam pelas igrejas em visitando as casas de família para trazer supostas revelações. A verdadeira profecia do Espírito Santo é para exortar, edificar e consolar (I Cor 14.1-3).

Baruch Há Shem!

Nenhum comentário: