sábado, 9 de janeiro de 2010

Enock Alberto e a autoridade pastoral

Todos tiveram respeito profundo ao Rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça. I Rs 3:28.

Enock Alberto Silva, foi um pastor pentecostal que teve grande importância na História das Assembléias de Deus na Região dos Lagos Fluminense e para minha geração. Não deixou livros publicados, tão pouco sermões em DVD. Nunca gravou um único vinil. Não foi convidado para fazer parte de nenhuma Associação de Teólogos ou da Academia Brasileira de Letras Evangélicas.
Nas paredes de seu gabinete simples e pequeno existia diversos diplomas de cidadania outorgado pelas autoridade legislativas de todos os municípios da Região. Porém, o diploma que ele mais apreciava, era o de “Ministro do Evangelho do Ministério de Madureira”, recebido das mãos do saudoso pastor Paulo Leivas Macalão, como o 4º pastor ordenado no Brasil da Igreja construida na Rua Carolina Machado no subúrbio do Rio de Janeiro e que se espalhou pelo mundo afora.
Enock Alberto, como a maioria dos pastores assembleianos tinha origem nordestina, nascido em Alagoas, aprendeu o oficio de barbeiro e depois de casado, emigrou para o Sudeste, buscando melhores condições de vida. Mas foi em Cabo Frio, onde ele exerceu sua vocação e chamado de pastor, pioneiro do Movimento Pentecostal na Região dos Lagos, antes porém pastoreou em Campos dos Goytacazes, Volta Redonda e Bauru/SP. De semblante fechado, quase sempre taciturno, poucas vezes, o rosto sulcado pelo tempo abria um sorriso largo, a não ser, quando um pecador se rendia aos pés de Cristo.
Uma das características marcantes na vida pastoral de Enock Alberto Silva, foi sua autoridade ministerial durante os quarenta anos em que construiu cerca de 105 templos e apascentou um rebanho de 17 mil ovelhas. Todas as vezes que Enock Alberto, visitava uma congregação em um de seus cultos semanais, o povo se colocava de pé, para recebê-lo com carinho e respeito. Quando havia necessidade de transferência de um pastor para outra igreja, ele orava primeiro em consulta à Deus, e depois com sua autoridade apostólica, determinava a mudança. Detalhe importante: nunca foi questionado. Tão diferente dos dias, que a Igreja está vivendo onde alguns obreiros se enraizavam no templo local e se julgam donos da Obra, não aceitando remanejamento e muita das vezes, causando divisões e prejuízos do Reino de Deus.
Pastor Enock, certa vez me disse que: autoridade espiritual vem de Deus e não se aprende no seminário teológico e nada neste mundo é dado de presente, as lições mais importantes no exercício pastoral são sempre aprendidas com muito esforço e dificuldade. Porém, Deus com seu imenso amor, sempre concede graça e sabedoria, aliado ao espírito de renúncia para aqueles que almejam o pastorado com o desejo verdadeiro de servir à Jesus. Com o pastor Enock em um curto espaço de tempo, aprendi que autoridade pastoral, não vem com os diplomas universitários, os ternos de corte italiano, o vocabulário refinado,o domínio de outros idiomas. A verdadeira autoridade pastoral, não é algo imposto pelo cargo de presidente da Igreja ou fabricado por líderes denominacionais. O segredo da verdadeira autoridade pastoral, além da comunhão com Deus e seu Espírito Santo, está nos acertos, um atrás do outro, pois eles revelam a presença e atuação de Deus, na vida da pessoa. Tem autoridade pastoral, aquele que não chama a atenção para si, mas apenas para Deus.
O pastor Enock Alberto Silva, aprendeu com o pastor Paulo Macalão, de quem se dizia discípulo, e nos ensinou em raras conversas, enquanto membro do presbitério que: “Um dos principais segredos da autoridade pastoral, está na completa e integral dependência de Deus, na oração sem cessar, na obediência a voz do Espírito Santo, na coerência da Palavra Sagrada para obtenção de decisões acertadas”.
O pastor Silas Malafaia, quando do falecimento de seu sogro, pastor José Santos, presidente da Assembléia de Deus na Penha – Rio de Janeiro, depois de mais de 40 anos de pastorado, declarou: “que certos homens de Deus com essa autoridade espiritual, estão em extinção”. Nós, concordamos plenamente com ele.
Homens de Deus da estatura espiritual de Enock Alberto Silva, Paulo Leivas Macalão, Moisés Soares da Fonseca, Cícero Canuto Lima entre outros, parece-nos que a forma em que foram feitos, Deus jogou fora. Baruck Há Shem!

Nenhum comentário: