quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Silenciosa

Ainda que a figueira não floresça e não haja fruto uva na videira, mesmo folhando a safra de azeitona, não havendo produção de alimento na lavoura, nem ovelhas no curral, nem bois no estábulo, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. Hb 3:17
Ela entrou em minha vida de maneira silenciosa e sorrateira, e quando me dei conta, tinha tomado meu corpo, causando danos naquilo que mais gosto de fazer: ler as Escrituras Sagradas. No início com a boca sempre seca e o cansaço nas pernas, pensei que fosse por conta do clima escaldante do verão e a fadiga da vida. Em uma semana emagreci 5 kg rapidamente e depois a visão foi ficando turva. Após consultas e exames, saiu o diagnóstico: diabete.
Reconheço que é uma doença séria e desagradável: porém quando tratada a tempo, permite tomar as medidas das necessárias para neutralizar seus efeitos – caso contrário, arrasa e complica com cegueira, impotência e amputação. Ela é silente e gritante como o pecado na alma, e ignora-los equivale a assistir a um incêndio sem esforçar movimento para apagá-lo.
Quando me lembro que Paulo tinha um espinho na carne, o jovem Temóteo, problemas de estomago e o grande teólogo da reforma, João Calvino, cálculos nos rins, suportando dores lancinantes e nem mesmo assim, deixaram de pregar a salvídica Palavra de Deus, despovoando o inferno, isto me anima a continuar a batalha. Não podemos esmorecer. Beethoven, mesmo surdo e com varíola, não desistiu da música clássica, compondo sinfonias maviosas que se eternizaram entre as Nações. O Deus Vivo, que nós servimos possui um propósito, para nossas vidas, que muitas vezes, não conseguimos entender com nosso pensamento limitado e pequena fé. Na minha juventude, conheci uma mulher de Deus, esposa de um pastor batista em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Heloísa Colares era seu nome, mas poderíamos chamá-la de Débora, pois como uma profetisa e guerreira, liderava o povo de Deus naquela Casa de Oração. Heloísa, no auge de seu ministério como líder das Senhoras e mulher de muita oração, além de pregadora incessante do Evangelho, descobriu um câncer em estado avançado. A notícia desagradável, mexeu com o coração da Igreja, que estava crescendo espiritualmente com suas mensagens inspiradas pelo Espírito Santo. As pessoas não conseguiam entender, o porquê dessa maldita doença em uma mulher usada por Deus para Glória de Seu Nome. Com o tratamento químio e rádio terápico, os cabelos caíram e o corpo começou a definhar, porém, mesmo com sua debilidade física, causada pela doença, Heloísa não se cansava de falar do amor de Deus e do plano de salvação para a humanidade. Antes dela falecer, recebeu uma notícia que trouxe profunda alegria ao seu coração, pois o último membro de sua família, havia entregue a vida para Jesus. Diante de seu testemunho, em meio ao sofrimento causado pelas dores insuportáveis, a mãe de Heloísa após anos de zombaria pela fé da filha, dobrou seus joelhos e recebeu em seu coração o Deus de Abraão, Isaque e Jacó e de Heloísa Colares também. Foi então, que antes de ser recolhido aos céus, Heloísa entendeu o propósito de Deus para sua vida. Muitos se esqueceram de Heloísa, de suas mensagens fervorosas, dos joelhos dobrados diante do altar, do testemunho de fé, da leitura do Livro de Habacuque. Porém, com certeza, o Deus que ela servia, jamais se esqueceu.
Baruck Há Shem!

Nenhum comentário: