segunda-feira, 5 de outubro de 2009

As Ultimas Palavras


Toda criatura humana no inicio de sua vida, ainda como um bebe, pronuncia suas primeiras palavras geralmente chamando pela mãe ou pai, e quem sabe pelos avôs. Não importando seu idioma, cor da pele ou se o berço for de madeira, plástico ou de ouro, todos possuem essa característica comum. Porem, um detalhe me chama atenção no final da vida. Qual será as ultimas palavras no momento de nossa morte? Muitos homens, durante suas existências, ficaram famosos por suas palavras na conquista de reinos e impérios, e outros adquiriram discípulos com palavras de sabedorias e alguns com sentenças de morte. Na historia do cristianismo, não foi diferente com palavras de profunda f[e, que serviram de animo e perseverança para nossa caminhada cristã. Conta-se que Daniel Berg, um dos fundadores da Assembléia de Deus no Brasil, quando sua morte chegou em 1973, feliz ele sorria, como a dizer: “Onde estão, ó morte, os teus aguilhões?” e em Cristo se abrigou para sempre. Já Gunnar Vingren, outro missionário sueco que ao lado de Berg ajudou a fundar a Assembléia de Deus em Belém do Pará, como maior movimento pentecostal do mundo, no dia 02 de junho de 1933, as duas horas e quarenta e cinco minutos da marte, ao partir para as moradas eternas com os braços levantados, exclamou: “Jesus, Tu és maravilhoso. Aleluia!Aleluia!”. Em sua obra Tales Off The Hasidim ( Contos do Hasidim), Martin Buber conta a historia do Rabi Baumann que na luta de morte , viu sua esposa chorando em conseqüência de seu eminente passamento. Ele lhe perguntou: “ Pelo que você esta chorando ? toda minha vida serviu apenas para que eu aprendesse como morrer”. O Rabino entendia que a morte faz parte da vida. O salmista chama a uma idéia similar quando ora para que Deus nos ensine a “contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” ( Salmo 90.12). Aqui ele esta pedindo a Deus que lhe conceda uma consciência da morte com objetivo de a vida ser vivida com maior compreensão. Para o cristão, a morte é o ato de fé, no qual ele lança todo ser nas mãos de Deus.
O Mártir alemão Dietrich Bonhoeffer, antes de ser enforcado pela Gestapo, declara: “Este é o fim – mais, para mim, o inicio da vida”. Com estas palavras, Bonhoeffer confiantemente pronunciou sua imortalidade em Cristo Jesus. Já para D.L.Moody, o celebre ganhador de almas, o dia 22 de dezembro de 1899, foi a sexta feira mais curta do ano, quando as seis horas da manhã, ele declarou :”Se isto é a morte, não há nenhum vale. Isto é glorioso. A terra recua, o céu se abre perante mim. Deus esta me chamando”.
Carlos Hadon Spurgeon , considerado o príncipe dos pregadores no século 17 na Inglaterra, em suas ultimas palavras, no leito de morte, dirigido a sua esposa, foram: “ OH! Querida, tenho desfrutado um tempo mui glorioso com meu Senhor!”
Chistmas Evans, o pregador caolho Gales, também chamado de João Bunyan de Gales, depois de pregar seu ultimo sermão, dirigiu-se ao pastor hospedeiro com estas palavras: “o meu gozo e consolação é que, depois de me ocupar na obra do santuário, durante 53 anos, nunca me faltou sangue na bacia, portanto prega Cristo ao povo”. Então, depois de cantar um hino disse: “Adeus! Adeus! e faleceu”.
David Brainerd, o evangelista dos índios pele vermelha nos Estados Unidos, findou sua missão aos 29 anos com morte de tuberculose, quando no seu leito de sofrimento, viu alguém entrar no quarto com a Bíblia, exclamou: “Ò, o querido livro! Breve hei de vê-lo aberto. Os seus mistérios me serão então desvendados!”.
João Wesley, o pai do grande avivamento da Inglaterra e fundador do metodismo, aos 88 anos, no dia 02 de março de 1791, exclamou: “ O melhor de tudo é que Deus está conosco”.
Martinho Lutero, o monge alemão, pai da reforma protestante, com 62 anos pregou seu ultimi sermão e antes de morrer, exclamou: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito, pois tu me resgatastes, Deus fiel”.
Jerônimo Savonarola, o pregador de Florença, na Itália em 1498, após pregar contra os pecados da igreja romana, foi queimado vivo em praça publica por ordem do papa Lorenzo de Medici, dizendo: “O Senhor sofreu tanto por mim!”.
John Smith, discípulo do metodista João Wesley, viveu apenas 37 anos percorrendo toda Inglaterra, pregando a santificação e ganhando o titulo de “ o pregador dos joelhos calejados”, depois de ganhar milhares de almas para cristo, mais no dia 03 de novembro de 1831, quando estava nos últimos momentos com o rosto reluzente, onde falar era um grande esforço. Reunindo toda sua força, sussurrou: “ Tu disseste: “Louvado seja Deus”, e eu disse: Amem”.
John Hide, “ o missionário presbiteriano que nunca dorme”, dedicou sua vida ao campo missionário da Índia, trazendo reavivamento em Sialkot, levando milhares de indianos aos pés de Cristo. Porem no dia 17 de fevereiro de 1912, enfrentando dor extrema, antes de entregar seu espírito a Deus, seus lábios clamaram: “Bol! Yisu Masih Ki Jai! Que quer dizer : De um brado de vitoria para Jesus.

A historia nos traz inúmeros relatos de homens poderosos que durante toda sua vida portaram-se como invenciveis. No entanto, ao confrontar-se com o destino final de todo ser vivente, desnudaram a alma reconhecendo a sua limitação e finitude. Veja por exemplo o relato de alguns destes:VOLTAIRE, o famoso zombador, teve um fim terrível. Sua enfermeira disse: “Por todo o dinheiro da Europa, não quero mais ver um incrédulo morrer!” Durante toda a noite ele gritou por perdão.DAVID HUME, o ateu, gritou: “Estou nas chamas!” Seu desespero foi uma cena terrível.HEINRICH HEINE, o grande zombador, arrependeu-se posteriormente. Ao final da sua vida, ele ainda escreveu a poesia: “Destruída está a velha lira, na rocha que se chama Cristo! A lira que para a má comemoração, era movimentada pelo inimigo mau. A lira que soava para a rebelião, que cantava dúvidas, zombarias e apostasias. Senhor, Senhor, eu me ajoelho, perdoa, perdoa minhas canções!”De NAPOLEÃO escreveu seu médico particular: “O imperador morre solitário e abandonado. Sua luta de morte é terrível.”CESARE BORGIA, um estadista: “Tomei providências para tudo no decorrer de minha vida, somente não para a morte e agora tenho que morrer completamente despreparado.”TALLEYRAND: “Sofro os tormentos dos perdidos.”CARLOS IX (França): “Estou perdido, reconheço-o claramente.”MAZARINO: “Alma, que será de ti?”HOBBES, um filósofo inglês: “Estou diante de um terrível salto nas trevas.”SIR THOMAS SCOTT, o antigo presidente da Câmara Alta inglesa: “Até este momento, pensei que não havia nem Deus, nem inferno. Agora sei e sinto que ambos existem e estou entregue à destruição pelo justo juízo do Todo-Poderoso.”GOETHE: “Mais luz!”NIETZSCHE: “Se realmente existe um Deus vivo, sou o mais miserável dos homens.”LÊNIN morreu em confusão mental. Ele pediu pelo perdão dos seus pecados a mesas e cadeiras. À nossa juventude revolucionária se assegura insistentemente e em alta voz, que isso não é verdade. Pois seria desagradável, ter que admitir que o ídolo de milhões se derrubou a si mesmo de maneira tão evidente.SINOWYEW, o presidente da Internacional Comunista, que foi fuzilado por Stálin: “Ouve Israel, o Senhor nosso Deus é o único Deus.”CHURCHILL(foto): “Que tolo fui!”YAGODA, chefe da polícia secreta russa: “Deve existir um Deus. Ele me castiga pelos meus pecados.”YAROSLAWSKI, presidente do movimento internacional dos ateus: “Por favor, queimem todos os meus livros. Vejam o Santo! Ele já espera por mim, Ele está aqui.”

Baruch Há Shem.

Fonte : Bonhoeffer o Mártir – Craig Slane. VIDA
Historia das Assembléias de Deus no Brasil – Abraão de Almeida – CPAD.
Heróis da Fé – Orlando Boyer – CPAD.
Heróis da Vida Cristã – Wesley Duevel – VIDA.

Nenhum comentário: