domingo, 22 de março de 2009

Cães de Guarda


Meu avô materno, Arthur Oliveira, um imigrante pernambucano, que residiu durante anos em Parque Aliam, subúrbio da longínqua e abandonada São João de Meriti, na Baixada Fluminense, tinha um cachorro amigo com nome de artista americano. O sempre treinado e obediente,Rex. Durante anos, o feroz Rex protegeu o comercio de secos e molhados do meu avô, como também sua avenida de casas, que ele alugava bem barato, para os nordestinos, que vinham tentar a vida no sudeste, fugindo da seca do sertão. Os dezenas de netos gostavam de brincar com Rex nos finais de semana, quando se promovia o almoço de família. Nenhum dos netos, tinha medo do latir e rosnar do velho Rex, somente os ladrões e estranhos. Rex, era o cão de guarda da família Oliveira. Porem, com o tempo, ele foi perdendo a capacidade de latir e afugentar os ladrões, não servindo mais como cão de guarda.
As escrituras Sagradas revelam que alguns homens chamados por Deus são preparados e empossados como atalaias, guardas, pastores, sentinelas ou vigia dos fieis. Ainda que com muita freqüência, na historia do cristianismo, esses “Cães de guarda” da igreja , tem dado mau testemunho, cometendo escândalos e agindo como verdadeiros mercenários, negociando rebanho, ainda sim, existem uma raça nobre, disposta a morrer na proteção das ovelhas. Certamente, a muitas queixas contra eles previstas pelo profeta messiânico. Uma delas encontra-se em Isaias 56.10: “As sentinelas de Israel estão cegas e não tem conhecimento; todas elas são como cães mudos, incapazes de latir, deitam-se e sonham; só querem dormir”. Isaias 56.9-12, mostra que esses pastores são incapazes de enxergar o perigo ( Não tem conhecimento), de latir ( são como cães mudos), de permanecer acordados ( só querem dormir), de controlarem a gula ( são cães devoradores insaciáveis) de se submeterem ao Senhor ( todos seguem seu próprio caminho), de abrir mão de seus interesses pessoais ( cada um procura vantagem própria), e incapazes de frear sua decadência ( bebamos nossa dose de bebida fermentada, que amanhã será como hoje e ate muito melhor).
Ouvi de um certo pastor no final de sua carreira ministerial, perto de se aposentar após mais de 40 anos de pastoreio, que estava mudo e calado diante do pecado que havia entrado em sua congregação, e que estava contando os dias para sua aposentadoria, onde haveria de passar o cajado para outro pastor bem mais jovem. O texto Bíblico nos impressiona na denuncia de que são “ incapazes de latir”. Tornaram-se cães emudecidos, que não sabem, não podem, e já não conseguem latir ou ladrar. Devido a sua fraqueza o rebanho esta entregue aos lobos para serem devorados, se não conseguem proteger o rebanho, então para que servem? Se estão cegos como sacerdote Eli, não vendo o pecado dos filhos, como haverão de guiar o rebanho? Quando o ladrão se aproxima, quando o lobo ataca o rebanho, eles não ladram e o rebanho fica dessa forma, totalmente abandonado e completamente inseguro, fadado a morte.

Nenhum comentário: