segunda-feira, 30 de março de 2009

O Visitante Especial


Bem falou o Espírito Santo aos nossos pais (Atos 28.25)

Todos os dias no final da tarde, a casa pastoral no terraço da Igreja da Rua das Pedras, recebia a visita do pastor João Cirilo, o responsável pelo trabalho missionário no alto sertão do Ceará. Durante anos, o pastor Gentil Medeiros, líder da Igreja no Balneário de Armação dos Búzios, que a francesa Brigitte Bardot revelou para o mundo na década de 60, como um verdadeiro paraíso, tomava um café gostoso servido pela irmã Carminha, como se fosse o chá britânico das cinco. Durante o café, não tratavam de amenidades, mais sim dos esforço missionário para atender a população idolatra cearense nas cidades de Ipaporanga, Cajá do Jorge e Cacimba Nova, com a pregação das Boas Novas. Alem do aroma do café mineiro, podia sentir-se a presença de um visitante especial, que muito alegrava o coração dos obreiros, o Espírito Santo. Aquela igreja pentecostal, outrora uma casa de bailes fora construída por pescadores e descendentes de escravos na rua mais famosa da Região dos Lagos, e ficou conhecida como a garça de plumagem branca no meio do lamaçal do pecado, alçando vôos missionários em direção a seca nordestina, para levar a água da vida aos sedentos da Palavra de Deus.
O pastor Gentil Medeiros, um paraibano que na sua juventude ingressou na marinha de guerra para fugir da seca e acabou indo combater a bordo do navio Bauru , na Segunda Grande Guerra Mundial, agora impulsionado pelo Espírito Santo de Deus, sem nenhuma propagando ou marketing religioso, tão comum nas grandes denominações evangélicas, estava investindo em vidas para salvar vidas, porém sem nenhum retorno financeiro, apenas semeando no Reino Espiritual. Assim como a expressão “ Sonho americano” foi criada pelo escritor James Truslow Adams, na revista “Catholic Worker” em 1931, para definir o desejo do coração dos pioneiros puritanos, rumo a independência, semelhantemente, o pastor Gentil cunhou a expressão do “ Sonho Missionário Buziano” visando aumentar o campo de Búzios, e como conseqüência sua independência eclesiástica, fato que nunca aconteceu. Porem, o sonho sonhado no melhor estilo Willian Carey, tornou-se realidade, com a inauguração de diversas congregações do sertão Cearense, livrando o povo da adoração a um padre que morreu, porem jamais ressuscitou, ao contrário do cabeça da Igreja, o Senhor Jesus.
Após mais de uma década de esforço missionário pela igreja buziana, o pastor Gentil Medeiros foi recolhido para um descanso celestial depois de combater o bom combate. O café mineiro deixou de ser servido nos fundos da igreja. O missionário buziano nas terras cearense foi substituído, porem, um fato,que muito me alegra e me deixa a certeza de que esta obra não vai parar, esta na visita especial do Espírito Santo todos os dias na Rua das Pedras, ate que Ele volte para buscar a sua Igreja.

Um comentário:

Unknown disse...

A Paz do Senhor Pastor Sérgio. A expansão do campo de Búzios ocorreu, mas a tão sonhada independência eclesiástica, infelizmente não, embora nossa cidade seja independente de Cabo Frio a 14 anos. Todavia o sonho não morreu, permanece vivo e mais forte do que nunca. Chegou a nossa hora.
Pelo fato de ter vivenciado momentos como o que estamos passando agora, pela sua experiência, desejamos contar com seu apoio, ainda que este provavelmente não possa ser ostensivo. Por favor, leia os manifestos que lhe entregamos ontem, e além destes temos outros em nosso blog. Aguardamos ansiosos uma resposta sua. Deus o abençoe.

http://pensadorcristao.wordpress.com