sábado, 14 de março de 2009

Pastores a beira de um ataque de nervos



O ativismo religioso desenfreado de alguns pastores na vã tentativa de ganhar o mundo para Jesus, como um cavaleiro solitário, tem levado muitos lideres a beira de um ataque de nervos aos consultórios de psicólogos. Todas as vezes que um pastor abre mão do seu descanso semanal com a família em favor da liderança das pessoas que Deus tem lhe confiado durante anos, o resultado final será o stress físico e emocional.
Lembro-me de um retiro de carnaval, em que dois adolescentes começaram a discutir durante uma partida de futebol, o pastor que estava coordenando as atividades desportivas, foi tentar apaziguar os ânimos exaltados, mais não sendo atendido, chamou um jovem para resolver a discussão no braço, perdendo completamente o controle da situação. Tempos depois, fomos descobrir que aquele sacerdote, estava com sérios problemas emocionais na família e na igreja, fruto do desgaste diário da liderança de um grande rebanho. Se perguntarmos qual o maior desafio na vida de Davi, automaticamente todos dirão: o gigante Golias. Contudo o maior desafio do líder sempre será o de liderar bem sua própria vida. O texto de I Samuel 30, apresenta o jovem líder Davi, futuro Rei de Israel, após vencer uma batalha contra os inimigos de Israel, voltar para seu acampamento junto com seus homens e encontrá-lo totalmente destruído e as mulheres e crianças terem sido levadas como prisioneiras. Com certeza, esse seria um péssimo momento para qualquer líder. Os soldados estavam cansados, enfurecidos e muito preocupados com suas famílias. Uma parte dos homens de Davi começa a se rebelar contra sua liderança, por acreditar que ele e culpado por tudo que aconteceu. Em dado momento, o grupo decide apedrejá-lo. Nessa crise, a liderança de Davi é seriamente testada. Sem hesitar, tem que decidir quem precisa mais de sua influencia. Os soldados? Os oficiais? O grupo rebelde?
Naquele momento critico Davi percebe uma verdade fundamental: a de que precisava liderar a sua própria vida antes de liderar outras pessoas. Afinal, se não estivesse bem consigo mesmo, nada teria a oferecer aos seus homens. “Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus” diz o texto. Somente a partir disso ele pode liderar seus homens no resgate das famílias e de que havia restado dos bens do povo de Israel. Davi entendeu a importância da auto liderança, que todo líder deve seguir.

Nenhum comentário: