quinta-feira, 25 de junho de 2009

As Pequenas grandes coisas


Na luta desenfreada pela busca do poder temporal, a sociedade corrompida deste inicio de milênio, esqueceu de olhar para as pequenas coisas, como algo de valor. Todos querem ser grande. Todos desejam crescer. São as fusões das grandes empresas da economia globalizada, onde não existe lugar para pequenos. Entre a nova geração de pastores, também não é diferente, onde muitos saídos dos seminários ou ate mesmo recente ordenado pelas suas convenções denominacionais, desejam assumir grandes igrejas, porque não dizer as catedrais? São poucos os que desejam trilhar os caminhos dos pioneiros da fé que em meio aos sofrimentos das pedradas e tomates podres recebidos em praça publica, construíram uma reputação de lutas e lagrimas derramadas por amor a Obra de Deus, nos últimos dias da igreja de Cristo na terra , o que da realmente ibope para o ministério pastoral é assumir ou pertencer a mega-igrejas com seus diversos departamentos e múltiplos funcionários da fé.
Conversando certa vez com um jovem pastor no inicio do seu ministério, ele revelou-me seus sonhos e anseios pastorais. De inicio pensei que se tratava dele ir para o campo missionário movido pela paixão das almas perdidas, como fizeram Daniel Berg e Gunnar Vingre ao saírem da Suécia para vir para Belém do Pará e suportar o clima tropical sujeito a malaria da selva amazônica. Ou quem sabe, dedicar-se ao pleno estudo da Palavra, para traduzi-la para os milhares de dialetos que ainda faltam ser alcançados, como fizera João Ferreira de Almeida, Morrinson ou ate mesmo Willian Cameron, Townsed entre os índios da Guatemala. Existe uma guerra silenciosa de bastidores para ver quem é o maior no seio da igreja.
Conta-se que o missionário Fernando Viana, professor do Seminário Pentecostal do Leste Europeu em Moscou, que o presidente da Rússia na época Boris Yeltsen(foto), mandou convocar todos os lideres das igrejas do pais , para uma reunião visando tratar da liberdade religiosa no Palácio Kremmlin. Ao que compareceu o patriarca da Igreja Católica ortodoxa, que domina o sistema religioso a vários séculos na Russiaa. Quando o presidente Boris foi interpelado pelo pastor Vladimir Mozart, presidente da União Pentecostal Russa, o patriarca da Igreja Ortodoxa, quis proibir suas perguntas, alegando que o pastor Vladimir possuía um rebanho muito pequeno sem representatividade na historia religiosa daquele pais. Humilhando-o perante os outros lideres eclesiásticos. Nisso o presidente Boris, interrompeu a discussão entre os dois clérigos e perguntou o patriarca: Com quantos quilos o senhor nasceu?
Surpreso com a pergunta, a patriarca respondeu sem entender direito o porque da pergunta, já que havia nascido muito pequeno e com pouco peso. Com o semblante sereno, o presidente Russo respondeu: Da mesma maneira é o rebanho do pastor pentecostal , esta nascendo pequeno, mais no tempo certo e com muito amor haverá de crescer.
“ Por este tempo disse Jesus “ Graças te dou, Oh Pai ! Senhor do Céu e da terra, que ocultastes estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelastes aos pequeninos” (Matheus 11.25).
Apesar da procura das grandes coisas, a Bíblia comprova que Deus em sua infinita sabedoria tem usado pequenas coisas para grandes feitos como foi o caso do pequeno Hissope, um diminuto arbusto cujas as folhas são cobertas de uma lanugem macia retendo fluidos para borrifar o sangue do cordeiro pascoal nas vergas e ombreiras das portas das casas dos Israelitas, escravos na terra do Egito ( Êxodo 12. 2-13). O próprio rei Davi abriu mão de usar armadura do Rei Saul para combater o gigante Golias, usando apenas cinco pedras retiradas do ribeiro, causando espanto e surpresa no exercito de Israel diante dos filisteus, mais tudo para a Gloria do Senhor dos Exércitos. O Nazireu Sansão, considerado o homem mais forte dentre o povo de Israel, achando uma queixada fresca de jumento, feriu a mil homens dos filisteus e julgou Israel durante 20 anos, tudo para gloria de Deus. Porque são nas pequenas coisas que deus opera maravilhas. Baruch Há Shem!

Nenhum comentário: