sexta-feira, 26 de junho de 2009

Pais brilhantes e seus filhos nem sempre maravilhosos


Quando estava para iniciar um namoro na minha juventude, com uma jovem da Igreja, minha mãe, sempre me aconselhava a não olhar apenas para a aparência e formosura, e sim para o caráter. Outro fator importante, na escolha da futura esposa, seria o tratamento dispensado aos pais e acima de tudo, o temor a Deus. Minha mãe sempre dizia: Uma boa filha será sempre uma boa esposa e uma mãe maravilhosa, como também um bom filho será sempre um bom marido e pai.”
Recentemente recebi a visita de um pastor em meu escritório, que estava passando por sérios problemas causados pelo difícil relacionamento com seus filhos, que assim que adquiriram maior idade não lhe obedeciam, chegando em casa de madrugada, andando com más amizades. Depois do desabafo, aquele pastor me perguntava? Fui um bom filho, sou um bom marido, onde será que errei como pai?
O Jornal do Brasil, publicou recentemente uma matéria com o título: “Eles lavam a roupa em livros; onde descreve a relação tumultuada entre os escritores franceses Lucie Ceccaldi, 93 anos, que mora sozinha em uma fazenda na Irlanda e não fala com seu filho Michel Houellebecq há 17 anos, autor do Best Seller: “Partículas Elementares”, onde ele retrata sua mãe como uma hippie inconseqüente e desnaturada.
Já a velha Ceccaldi com seu livro “A Inocente”, mesmo sendo comunista, continua lendo a Bíblia, onde chegou a conclusão de que a raça humana está chegando ao fim devido aos seus pecados.
Semelhantemente no ano de 1056 A.C o maior rei da história de Israel, homem considerado segundo o coração de Deus, sempre vitorioso em suas batalhas contra os inimigos do povo de Deus, perdeu várias batalhas dentro do palácio real com sua família, por conta de seus pecados. Davi foi um excelente rei, mas um péssimo pai: Devido ao seu relacionamento pecaminoso com Bate-Seba, o julgamento que caiu sobre Davi foi duplo. Primeiro a criança que Bate-Seba deu à luz morreu, causando grande tristeza em Davi (2 Sm 12:15-20). Essa foi a conseqüência imediata. A segunda foi em longo prazo. Sua família sofreria um constante estado de revolta pelo resto de sua vida. “Agora, portanto, a espada jamais se apartará da tua casa, porque me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o Heteu, para ser tua mulher” (2 Sm 12:10).
E aconteceu como o Senhor afirmara que ocorreria: Um dos filhos de Davi, Amnom, estuprou sua irmã Tamar. Absalão, outro dos filhos do rei, ficou tão irritado com que Amnon fez com sua irmã, que o matou (2 Sm 13). Algum tempo depois, Absalão se rebelou contra Davi e levou os filhos de Israel a se voltarem contra o seu próprio pai. Davi teve de abandonar Jerusalém e fugir, levando apenas alguns poucos fiéis seguidores, para salvar-se.
Finalmente, Absalão atacou Davi em batalha (2 Sm 14-18). Entretanto, ao tentar assassinar seu pai, Absalão perdeu a própria vida, somando mais tristeza ao coração do rei (2 Sm 18-15). Conforme as palavras de Deus, a espada nunca se afastou da casa de Davi (2 Sm 12.10). Até mesmo Salomão, seu sábio filho, seguiu o mau exemplo de pai desobedecendo ao Senhor e cometendo os mesmos erros de Davi. Portanto, se você deseja ter uma família abençoada, não cometa os mesmos erros de Davi.

Nenhum comentário: