sexta-feira, 19 de junho de 2009

Eles também tiveram Dúvidas


Um amigo de juventude, esta prestes a ser empossado como presidente de uma igreja que reúne cerca de 70 templos. Agora com maturidade espiritual e após longas experiências ministeriais, esta apto a suceder o fundador do trabalho evangelístico realizado por seu pai, com muitos sacrifícios e renuncias pessoais. Mais nem sempre foi assim. Lembro-me, que quando via do Rio de Janeiro para realizar trabalhos com a mocidade da igreja, onde na época exercia o cargo de diretor regional e o meu amigo a liderança local na função de presbítero, certa vez, me confidenciou, ainda que timidamente, que não tinha certeza de sua salvação, e por isso não conseguia ser batizado no Espírito Santo, mesmo sendo o filho do pastor presidente e líder da mocidade. Certamente a paternidade pastoral não garante a salvação para ninguém. Agora, após muitos anos, reencontrei-o em uma Convenção Estadual de Pastores em Macaé, onde ele estava convicto de sua salvação com uma esmagadora sensação da presença de Deus. As duvidas haviam sido dissipadas. Foi onde conclui que a fé não exclui a duvida, bastando apenas analisarmos a vida de João Batista, precursor de Jesus Cristo, Jô que foi reduzido a um caco de telha e ate mesmo o apostolo Pedro, que andou sobre as águas; todos creram apesar de suas duvidas. Isso sem falar do pai do menino agitado por convulsões (Marcos 9.20), que refletiu a ambigüidade de todos nos quando clamou : “ Creio, ajuda-me a vencer a minha incredibilidade”. Esta provado que as duvidas tornam a nossa fé ainda mais preciosa para Deus. O reformador alemão Martinho Lutero, disse : “ A fé é a entrega voluntaria e a feliz aposta na oculta, não experimentada e desconhecida bondade de Deus. Já um filosofo do século 17, declarou: “ Se um homem começar com certezas acabara com duvidas. Mais se ele se contentar em começar com duvidas, terminara com certeza”. Não foi assim que aconteceu com o pai da Reforma protestante? Uma vez perguntaram a Lutero se ele se sentia salvo. Ele respondeu: “ Não, não me sinto salvo, mais minha confiança nas promessas de Cristo é maior que as minhas duvidas!”.
A Duvida da Salvação também se abateu no coração de John Wesley, um dos maiores evangelistas da Inglaterra no século 18 e fundador do metodismo, quando veio para os Estados Unidos evangelizar os índios americanos. Ele escreveu: “Aprendi o que menos suspeitava; que havia ido para America para converter os índios, e jamais havia me convertido a Deus”. A fé que salva é baseada em uma convicção. “ Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11.1).
Baruck Há Shem!

Nenhum comentário: