segunda-feira, 1 de junho de 2009

Pastores Chamados a Servir


" É busquei dentre eles um homem que levantesse o muro, e se pusesse na brexa perante Mim, por esta terra, para que eu não a destruisse; Porem, a ninguem achei" ( Ezequiel 22.30)
Deus no decorrer dos seculos tem procurado homens para atender as necessidades da seara. Ao reconhecermos que ele procura homens que sejam capazes de fazer sua vontade, precisamos entender o chamado do Senhor em nossas vidas de maneira completa. Os que recebem um chamado de Deus possuem caracteristicas especiais que os diferenciam dos demais. Moises, mesmo sendo principe do Egito, criado pela filha de Faraó no palacio, tendo aprendido toda a ciencia da antiguidade, foi levado ao deserto para aprender a arte de pastorear e adquirir mansidão. Pois ser um pastor e liderar cerca de 2 milhões de pessoas, não é tão simples assim como se pensa. Por isso começou apascentando as ovelhas do seu sogro Jetro. Deus quer pastores que saibam liderar, mais antes tem que passar pela escola de liderança do deserto e aprender a servir. Neemias, antes de liderar o povo na reconstrução dos muros de Jerusalem em 52 dias, enfrentando a oposição de Tobias e Sãnbalate, teve que servir no palacio do rei Artaxerxes como copeiro. A figura da capacidade humana para tarefas impossiveis é uma imagem ilusoria. Capacidade e conhecimento secular, não são os requisitos que Deus procura nos seus servos. Deus procura um coração disposto a servir. Deus procura homens que digam : Eis me aqui Senhor! . Todos os homens que foram usados poderosamente por Deus, possuiam uma caracteristica marcante: Humildade. Gideão declarou : "A minha familia é a mais pobre em Manasses, e eu o menor da casa de meu pai" ( Juizes 6.15). Quando o rei Saul entregou sua filha mais velha, Merabe, para Davi, o jovem guerreiro que havia matado o gigante filisteu Golias, respondeu : " Quem sou eu, e qual é a minha vida e a familia de meu pai em Israel para vim a ser genro do Rei ? ( I Samuel 18.18). Deus procura homens corajosos para enfrentar o inimigo e trazer a vitoria para sua igreja, despovovando o inferno com a pregação da sua Palavra e alistando soldados no exercito vencedor de Jesus. Deus não deseja que o coração de ninguem se desfaleça por causa da afronta dos filisteus. Antes Ele espera uma decisão dos seus servos : " O teu servo irá, e pelejará contra ele, como bem disse Davi, sendo apenas uma criança. (ISamuel 17.32). Deus procura pastores que saibam ajuntar as ovelhas dispersas e que não as expulsem do seu rebanho por ciume, odio, rancor, ou ate mesmo medo de perder o seu cajado. Deus procura Pastores que saibam edificar, levantar casas de oração firmadas na rocha, com alicerce da Palavra viva. Que seja determinado, e não pare a obra no meio do caminho. Que não desvie o foco do rebanho. Quantas vezes, alguns pastores começaram um projeto e não terminaram, abandonando até mesmo suas ovelhas. O pastor que Deus chama tem objetivo de tapar todos os buracos que tiver na construção. Deus esta procurando pastores edificadores e não demolidores. Homens que reparem os muros e não os derrubem. Deus continua procurando os Seus Neemias para edificar os muros de Jerusalem. Sera você um deles ?

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente nos dias de hoje Deus procura homens dispostos a servir sem limites, que talvez não seja tão fácil achar homens que correspondam com ele.