sábado, 19 de julho de 2008

Ser voluntário é ser cristão?



Em pleno ano do voluntariado, mediante uma consulta Bíblica, encontramos no exemplo do Bom Samaritano, prescrito no livro de Evangelho de Lucas 10.25, o início da prática do voluntariado e solidariedade cristã. Jesus Cristo, após ser interrogado por um certo doutor da lei, que desejava colocá-lo em contradição, citou o caso do Samaritano, que não tinha comunhão com os judeus.
“Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e foi assaltado e espancado, sendo abandonada a beira da estrada de maneira inconsciente e meio morto. O primeiro sacerdote a passar no caminho, seguiu-se adiante, sem importar-se com o moribundo, segundo sacerdote procedeu da mesma maneira. Enquanto que um Samaritano aproximou-se e moveu-se de compaixão e misericórdia, cuidando de suas feridas e levando-o para um Hotel, além de ter custeado todas as despesas médicas.
Nos dias que vivemos a credibilidade de algumas entidades filantrópicas foi abalado pelo caso LBV (Legião da Boa Vontade), assim como a prática da misericórdia. Não podemos esmorecer, olhando para o ato lesivo da LBV, antes temos que nos espelhar no exemplo do Bom Samaritano. A verdade vai separar o joio do trigo. Como membros do Corpo de Cristo, não podemos nos omitir de participar do movimento social cristão que realmente ajudam os menos favorecidos. O cristão riostrense mais especificamente aquele que trabalha e tem uma situação estável, não pode se omitir de ajudar, o próximo. A famosa frase do presidente dos EUA J. Kennedy “Não pergunte o que seu país pode fazer por você, mas o que você pode fazer pelos seus país”, nunca foi tão importante.
Ou como diria o Senhor Jesus: “Faze isto, e viverás aquele que pratica a misericórdia e o voluntariado vive melhor.
As igrejas cristãs tem participação fundamental nesse processo. Elas podem atuar como catalisadoras de toda mão-de-obra, desejosa de ajudar ao próximo, mais que não sabe por onde começar.
Os departamentos de assistência social das igrejas podem estimular o trabalho voluntário através de processos organizados e bem planejados.
Assim como também a sociedade civil organizadas tem disseminado a consciência de cidadania cristã, tais como o trabalho desenvolvido pela APAD, com D. Nilza Curvelo e o grupo Renascer da Terceira Idade de Rio das Ostras, fundada por D. Orcélia Barroso.
Jesus ao final da parábola do Bom Samaritano, determina: Vai, e faze da mesma maneira, ou seja ajuda o teu próximo.

Nenhum comentário: