quinta-feira, 3 de julho de 2008

Videiras Frutíferas


Aristóteles dizia que a mulher era inferior ao homem por natureza. Ela não participava da vida intelectual grega. Demóstenes chegou a dizer que os gregos tinham garotas de programa e concubinas para o prazer, e esposas para gerar filhos e manterem os lares.
Diferentemente, o Salmo 128 exalta a mulher-esposa como uma videira frutífera. Como traduzir essa imagem do mundo rural antigo, como o de Israel, para um mundo urbanizado, como o nosso?
Quando o poeta compara uma esposa a uma videira frutífera, está retomando o desejo nascido no coração de Deus. A mulher pode ser pensada como uma videira que Deus planta, como uma missão: alimentar com seu fruto o homem-esposo e, por extensão, o ser humano. De igual modo, o homem pode ser pensado como o tronco necessário nascido para uma missão: servir de suporte para que a videira cresça.
A valorização da mulher chega ao seu clímax no Novo Testamento. Uma situação o ilustre bem: a lei judaica estabelecia padrões diferentes para a concessão do divórcio a homens e mulheres. Para o homem, qualquer razão era uma razão. Para as mulheres, não havia razão nenhuma. Jesus, que tinha discípulos e discípulas, deixou bem claro que o casamento devia ser, como preconizava a lei, indissolúvel para maridos e esposas, não apenas para as esposas (Marcos 10:1-12). O texto é tomado para outras discussões, esquecida a intenção de Jesus: igualar homens e mulheres. Se a lei era aquela, devia ser para todos, na apenas para as mulheres, como fica claro também no episódio da mulher chamada adúltera (João 8), que até poderia ser punida se os que adulteraram com ela também o fossem.
Escrevendo aos Gálatas, o apóstolo Paulo, injustamente acusado de ser misógino, isto é, de ser hostil à mulheres, põe é, de ser hostil às mulheres põe a igualdade no seu patamar mais elevado (Gl 3:26-28). Homens e mulheres são iguais diante de Deus e igualmente “capazes de ocupar qualquer posição na igreja para a qual Deus chama e o Espírito Santo habilita”.
A mulher é tão valorizada pelo cristianismo, essencialmente uma religião feminina desde os primórdios e até agora, que a Bíblia a emprega como símbolo (esposa, noiva) para a Igreja. Jesus é o noivo (ou esposo).o convite escatológico soa eloqüente (Ap 19:7).
Não há, portanto, lugar para pensamentos e atitudes que confinem as mulheres a papéis secundários a vida. se ela é exaltada no céu, por que não a exaltarmos aqui?

Para ser videira que frutifica
As mulheres são videiras e devem ser videiras frutíferas.
Não desista: persista. A primeira tendência, chegadas as dificuldades, é a da desistência.
Mulher, você é videira plantada por Deus. e Ele cuida de Sua videira. Você não está sozinha na luta da sua vida.
Não importa qual seja o seu problema. Não importa o quanto se sinta só. Não importa o quanto se ache incapaz. O seu problema é também do grande Viticultor, que cuida de Sua vinha. Você nunca está sozinha, seu projeto para a sua vida e para a sua casa é o projeto de Deus. quando Deus fez você, o homem estava sozinho e sozinho estava até ser tornado seu marido. Não há situação que não possa ser contornada.
Se você desanimar, nada vai acontecer. Se você se afundar na dúvida, a única certeza será a pior.
Ao marido, o que se pede é que o seu comportamento não seja fator de desânimo para sua esposa. Se as dificuldades são comuns, fala tudo o que estiver ao seu alcance para que os votos que você fez um dia continuem buscados. Se sua esposa tem dificuldades pessoais, de saúde física ou emocional, não a deixe sozinha. Não deixe que ela desista. Se por nenhuma razão, esta: o bem dela é o seu.
Filho, aceite como legítima a preocupação da sua mãe.
Mulher, se você não quer desistir, torne-se uma pessoa de oração. Leve os seus projetos a Deus. Leve os seus problemas a Deus. um marido pode oprimir a sua esposa, mas não pode impedir que ela ore. Um marido pode impedir que sua mulher participe da vida da Igreja, mas não tem como impedir que seja uma mulher de oração.
Você quer ser uma pessoa de oração? Procure a companhia dos que oram, tanto na vida real, quanto nas páginas da Bíblia Sagrada. Loide e Eunice tiveram vidas duras, mas pela oração, se tornaram exemplos de pessoas felizes.
Seja uma mulher de oração. A videira precisa estar ligada à fonte. Se você for uma videira ligada à fonte, seu marido e seu filho vão encontrar descanso em você. você será um porto seguro para a hora da tempestade.

Israel Belo de Azevedo

Um comentário:

Unknown disse...

Amei o estudo me senti muito abençoada por ele. Quando tiver oportunidade vou compartilhar com minha igreja. Fiquem na paz de Jesus.