domingo, 6 de julho de 2008

Vença o medo



Se você tiver tempo e paciência, faça uma experiência. Durante uma semana, anote todos os seus medos. Você verá que eles giram principalmente em torno de comer, beber e vestir. O medo nos acompanha desde a vida intrauterina e por toda a vida.
Temos medo da carência, de nos faltar algo, temos medo de sermos insuficientes, uma auto-estima baixa. Os conflitos nos metem medo, a dor, o sofrimento moral, a morte, as enfermidades, a solidão, as guerras, os cataclismos. Eles são vividos em diversos graus e formas. Podemos dar graças a Deus por um determinado tipo de medo, aquele medo orgânico, racional, sensato – ele tem salvo nossa vida muitas vezes, pode estar certo disso. Mas existe também o medo imaginário, insensato, doentio.
Não devemos temer a trindade secular, da qual Jesus falou em Mateus 6: - Não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viverem nem com a roupa que precisam para se vestirem. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: Eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vices não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum, de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: Elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparecem, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” Pois os pagões é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.
Não podemos ser vencidos por esses medos. Eles podem ser derrotados, quando buscamos as coisas mais elevadas. Não podemos permitir que coisas materiais básicas nos distraiam. O argumento de Jesus é muito forte – Ele manda prestarmos atenção nas flores e nos pássaros. O beija-flor, por exemplo, se alimenta do néctar das flores e de insetor; seu ninho tem apenas 4 centímetros, seu vôo e incrível – o único pássaro que voa de marcha á ré; ele tem pressa e uma energia incrível. Antes de o ninho ficar pronto, a fêmea já põe o ovo; seu coração pode bater 1200 vezes por minuto. Há milênios Deus tem usado os beija-flores para fertilizar as plantas, e lês estão aí para nos ensinar a confiança nos propósitos de Deus.
Preocupar não resolve nada. O futuro pode ser misterioso, mas não o resolvemos hoje. Quando ocorrerão as coisas que vice teme? Amanhã, sempre ou nunca? Jesus tinha mais a temer do que nós, e no entanto vivia um dia de cada vez e trabalhava.
A preocupação com coisas elevadas elimina preocupações menores. Não tema então buscar primeiro as coisas de Deus de modo contínuo, habitual. O resto será acrescentado.

Nenhum comentário: