quinta-feira, 30 de julho de 2009

A pobreza da nossa fé


O dia 18 de março, entrou para história da Igreja Batista Renovada de Cidade Beira Mar, em Rio das Ostras, liderada pelo pastor Paulo Sérgio Aleixo. Quem sabe também, para todas as igrejas evangélicas da região, que acreditam no poder da Palavra transformadora e valorizam o seu ensino.
Teve inicio nesta data, a aula magna do Curso de Preparação de Obreiros, com noções básicas necessárias, para tornar-se um obreiro aprovado que maneja bem a Palavra e não tem do que se envergonhar. Mediante o crescimento explosivo da população evangélica riostrense nas últimas décadas, chegando a casa de 25% dos habitantes da cidade, o pastor Paulo Aleixo, percebeu a necessidade imperiosa de acompanhar esse crescimento, com a melhor preparação de um corpo de obreiros para servir a Igreja de Cristo. Decisão de profunda sabedoria. Pois ao invés de investir na construção de um templo luxuoso, uma verdadeira catedral, daquelas que abrigam milhares de fiéis que muitas vezes nem tem o que comer, procurou o alimento da Palavra, para que os crentes possam crescer em estatura, graça e conhecimento, para que possam verdadeiramente fazer a diferença, como sal da Terra e luz do mundo. Em minhas andanças pelas diversas e crescentes igrejas evangélicas da região, temos notado a mesclagem da fé cristã com valores, idéias e costumes que contradizem ou a negam, em um terrível sincretismo. Ouvi, por exemplo, tristemunhos de evangélicos que para evitar que ladrões os roubem, colocam na entrada de sua casa um texto bíblico: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”. Outros são, que deixam a Bíblia cheia de poeira, aberta em cima da estante no Salmo 23. Já ouvi inclusive uma mãe desesperada para tirar o filho das drogas, servir chá com fragmentos do Salmos 23, cortado da Bíblia Sagrada.
Existem aqueles, que quando são chamados para expulsar o demônio, usam a Bíblia, para bater na cabeça do indivíduo possesso.
Após alguns anos de ministério pastoral, somos obrigados a admitir de início, a pobreza de nossa fé. Temos que admitir, que em muitas situações, quando oramos nos parecemos com os crentes de Atos 12.12-17...Esta passagem revela que a falta de fé é um problema milenar, não apenas em Rio das Ostras, mas em todo o mundo, tal é a pobreza de nossa fé que, se não fosse o Espírito Santo que intercede por nós, todas as nossas orações seriam infrutíferas. Que Deus tenha misericórdia de todos nós. E que possam surgir mais cursos de obreiros, seminários bíblicos para que tenhamos milhares de crentes bereanos no Brasil, a começar de Rio das Ostras. Baruch Há Shem!

Nenhum comentário: