quinta-feira, 23 de julho de 2009

Você tem valor


Em novembro de 2008, o Brasil inteiro assistiu um programa de televisão diferente, totalmente do Big Brother e demais enlatados que tem contribuído para a desconstrução da família e mudança de pensamento com a inversão de valores.
Na pequena tela, não apareceu um astro de Hollywood, tão pouco um candidato carismático e jovem à presidência do maior país protestante do mundo. Sua mensagem não foi baseada na Teologia da Prosperidade ou da auto-ajuda, ainda que tenha por título: Minha Esperança. Com cerca de 82 anos e sofrendo da doença de Parkinson, considerado o maior evangelista do século passado, o pastor Billy Graham (foto), que realizou três grandes cruzadas no Brasil em 1960 e 1974, invadiu sua casa, pedindo licença antes, para anunciar uma mensagem de esperança na pessoa do Cristo Vivo, por acreditar que o homem não importando sua cor, idade, posição social e econômica, continua tendo valor para Deus.
A idade avançada e a doença irreversível não impediram de pregar o evangelho da esperança. Isto serve de incentivo e ânimo para os pastores mais jovens no início da carreira ministerial em não desistir de seus sonhos.
Calebe, filho de Jefoné, o Quenezeu, príncipe de Judá, que espiou a terra de Canaã, somente tomou posse de sua herança com 85 anos de idade, com a mesma força da sua juventude. No mundo secular, temos exemplos de pessoas que a despeito da idade, não desistiram de seus sonhos. O jornalista Roberto Marinho, quando estava com 60 anos, resolveu criar a Rede Globo de Televisão, cobrindo todo o território brasileiro de dimensões continentais, tornando-a a quarta maior emissora do mundo. Roberto Marinho morreu aos 90 anos e até os seus últimos dias, continuou trabalhando erguendo um verdadeiro império de comunicação.
O pastor anglicano John Stott, conselheiro da rainha Elizabeth da Inglaterra, autor de clássicos como: “A Cruz de Cristo” e “Cristianismo Básico”, no auto dos seus 90 anos, continua produzindo literatura cristocêntrica para alimentar o rebanho de Cristo espalhado pelo mundo. Já João Wesley, fundador do metodismo, com 87 anos de idade, dirigia a Deus esta oração: “Senhor, não me deixes viver até chegar a ser inútil”. Acrescentava ainda: “Entre mim e a ociosidade existe um divórcio total. Se a minha saúde o permitir proponho-me estar ocupado enquanto viver”.
Conta-se que certa vez, um leiloeiro resolveu vender várias peças de um antiquário. Após relacionar os objetos mais valiosos, percebeu que existia um violino velho, todo arranhado e com apenas uma corda e totalmente sem valor de venda. Para tanto, ele que estava interessado em se desfazer daquele instrumento inútil, resolveu dar o primeiro lance no valor mínimo de R$ 10. Porém, como ninguém se interessava, ele foi obrigado a baixar o preço desvalorizando completamente o violino. Foi quando um velho maestro, antigo violinista, deu seu lance, adquirindo-o por uma bagatela.
Chegando em casa, colocou novas cordas, afinou devidamente e começou a tocar um som mavioso, que parecia vindo do céu. No dia seguinte, retornou ao antiquário, com uma expressão de profunda alegria e satisfação e começou a tocar clássicos da música erudita, chamando a atenção de todos, inclusive do leiloeiro ganancioso, que lhe perguntou curioso: “Parece o som de um stradivarius? Ao que o maestro com um sorriso na face respondeu: “Verdadeiramente, este violino é um legítimo stradivárius!”, causando um tremendo arrependimento no leiloeiro por não ter dado o devido valor, aquele outrora velho instrumento musical.
Da mesma maneira acontece em nossas vidas quando achamos que estamos velhos e não servimos para mais nada; basta apenas o divino maestro que rege a orquestra da vida, tocar suas mãos especiais em nossa alma e coração, para nos tornarmos um instrumento de valor. Baruch Há Shem.

Nenhum comentário: