domingo, 30 de agosto de 2009

O Pecado não é Hereditário


Certa vez Jesus ia passando e viu um homem cego de nascença. Os discípulos de Jesus, lhe perguntaram: mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais, mas isto aconteceu para que se manifestassem nele as obras de Deus.
A alguns meses atrás, Rio das Ostras tomou conhecimento da doença de Mauro Rone Vitório de Castro, 28 anos, funcionário da Escola Estadual Cinamomo no bairro Nova Esperança e filho do Pastor Batista Francisco Gomes de Castro, que necessitou de realizar um transplante duplo de rins e pâncreas. A doença do rapaz comoveu a cidade mobilizando toda a sociedade civil organizada, além das igrejas evangélicas e católica no sentido de arrecadar recursos para custear a cirurgia no Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo da ordem de R$ 100 mil reais, porém em meio ao sentimento de solidariedade cristã expressada pelos habitantes de Rio das Ostras, uma dúvida foi levantada pelos neófitos da fé cristã: “Quem pecou, ele ou seus pais para que ficasse doente?”
Semelhantemente em Barra de São João, a filha mais velha de um Evangelista, fundador da Assembléia de Deus, foi acometida a cerca de 7 anos de uma doença maníaca depressiva após um ecamps com o nascimento de seu segundo filho, tendo sido internada por diversas vezes na Colônia Psiquiátrica de Rio Bonito. Novamente os acusadores do evangelho, insinuou com perguntas capciosas: “Quem pecou?
A cerca de 4 meses veio a falecer o Pastor Mauro Israel, vítima de câncer no cérebro após 28 anos a frente da primeira Igreja Batista de São Gonçalo com mais de cinco mil membros.
Pastor Mauro, que durante muitos anos exerceu uma grande liderança no seio da Convenção Batista Brasileira, quando ao anúncio de sua doença, causou grande comoção no meio Batista no Estado do Rio. Ao ser questionado pelos membros de sua igreja, o motivo da doença, Mauro Israel, respondeu-lhes com muito carinho de que Deus não possui filhos prediletos e todos os cristãos estão sujeitos a doenças, como foi o caso do jovem pastor Timóteo, que tinha problemas estomacais e o próprio Apóstolo Paulo, que tinha um espinho na carne. Dirimindo qualquer dúvida, o Pr. Mauro Israel com seu testemunho de fé mesmo com a doença, conseguiu levar centenas de pessoas aos pés de Cristo.
Um certo pastor Pentecostal, neófito na Palavra e sem amor no coração pelas suas ovelhas, quando da internação em um hospital de uma filha, membro de uma família que havia solicitado carta de mudança para outra igreja, falou ao púlpito de maneira acusatória que o motivo da doença serio o pecado do pai, citando erroneamente o exemplo do Rei Davi e seu filho com Bete-Seba, além dos netos do Rei Saul.
Após consultar o texto bíblico, entendemos que Deuteronomio 24:16 diz respeito as possibilidades e dos direitos de Deus e do Homem. Deus poupará os filhos, evitando que eles sejam amaldiçoados e mortos pelos pecados nos pais e vice-versa. Deus jamais poderá ser chamado de injusto, pois só ele gera e preserva a vida de quem ele quiser.
Quanto aos descrentes de Saul o livro de 2 Samuel capítulo 21 nos versículos de 1 a 14, deixam claro que eles eram culpados sim, pois o Senhor não apenas falou de Saul, mas também de sua “casa sangüinária”. Aqueles sete homens estavam de alguma forma implicado na morte dos Gibeomitas, tanto é que “Deus se aplacou para com a Terra”. Baruch Há Shem.

Nenhum comentário: