sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O que significa ser cristão evangélico


Durante uma reunião da Associação de Pastores Pentecostais de Rio das Ostras, foi colocado na pauta de debates, que significa ser cristão evangélico no Brasil, e precisamente em nossa cidade. Após muita discussão de maneira saudável e democrático, chegamos a conclusão de que com o crescimento da fé Evangelística Brasileira, estamos também perdendo nossa identidade, pois todos, ou uma maioria crescente se declaram evangélicos, apesar de não abandonarem certas práticas pecaminosas.
Em Rio das Ostras, quase 20% da população se considera evangélica, mas não sabem distinguir quais crenças que são fundamentais para definir o verdadeiro cristão evangélicos.
Para alguns irmãos neófitos nas Palavras Sagradas, cristão evangélicos e pentecostal é aquele que não vai à praia, ao cinema e teatro, não joga futebol, não usa bermuda, as mulheres não cortam cabelo, não vestem calça comprida, não usam pulseiras e brincos e tão pouco colocam maquiagem no rosto.
Em algumas Igrejas com práticas jurássicas, também não na Internet. Mas, será, que isso significa ser cristão?
Já para alguns, o verdadeiro cristão evangélico são os herdeiros da Reforma Protestante pregada por Martinho Lutero, que rachou a Igreja Católica Romana. Na Reforma Protestante, o estado da lei foi valorizado. Nas liturgias dominicais, a sua leitura precedia confissão e absolvição dos pecados no início do culto. Lutero afirmava que não se devia pregar o Evangelho sem antes se anunciar a lei. A lei foi descrita por um teólogo como “o espelho da alma”. Assim como o espelho físico nos faz ver como realmente somos materialmente, confrontando-nos com a realidade – inclusive do que temos de feio e decadente -, desfazendo ilusões, o espelho da alma “a lei” nos faz ver como realmente somos espiritualmente, desfazendo a ilusão das nossas virtudes, fazendo-nos tomar consciência de que somos pecadores perdidos e que não nos salvaremos pelo cumprimento da lei.
Para que serve um cristão na cidade? Ou que faz um cristão em seu ambiente de trabalho, na sua escola, no seio da sociedade? O que o distingue do não evangélico? Qual o seu projeto de vida? É outra vez o apóstolo Paulo que nos ensina: “Porque somos criação de Deus realizada em Jesus Cristo para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos”. O amor fruto do Espírito Santo, se evidencia nessa prática: obras de misericórdia, obras de justiça, promoção dos valores do Reino. Assim se entende o “sal” e a “luz” para o mundo. As obras são conseqüências e demonstração da fé, pois a fé sem obras é falsa. O apóstolo Tiago ainda é mais direto: “Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.” Tg 2.26.
Existem igrejas cheias por toda Rio das Ostras, com intensa atividades religiosas dentro dos templos durante toda a semana, onde se gasta toda energia com leis e verdadeiros Judas a exemplo das leis cerimonias judaicas inventadas pelos fariseus que passavam de 600. Enquanto isso, fora do templo meninos de ruas, prostitutas, mendigos, jovens drogados sem perspectiva diante da violência urbana e da injustiça social, carecem de receber a mensagem transformadora do Evangelho de Jesus Cristo. Fica a pergunta: Que fé é essa que professamos? Baruch Há Shem!

Nenhum comentário: