sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A História da Igreja na visão de um jornalista


Dezembro está chegando e com ele a formatura dos alunos do Curso de Formação de Obreiros da Igreja Batista Renovada em Cidade Beira Mar – Rio das Ostras.
A iniciativa pioneira do pastor Paulo Sérgio Aleixo, na busca do conhecimento e treinamento de crentes bereanos, para atender as necessidades da seara do mestre no município, está sendo fundamental para o crescimento do Reino e o amadurecimento de sua liderança.
Quando fomos convidados para lecionar História da Igreja para uma turma de 15 alunos em sua aula-magna, entendemos ser uma oportunidade histórica na Igreja evangélica riostrense, pois como Bruce Shelley (foto) afirmou: “Com certeza, um dos aspectos mais extraordinários do cristianismo hoje, é que poucos dos que professam ser crentes e obreiros, nunca estudaram seriamente a história da religião que seguem”.
A História da Igreja não é perfeita. Na verdade, é o oposto. Ela é maculada, pecadora e cheia de crises. Por alguma razão misteriosa , Deus escolheu efetivar seu Reino através da Igreja e assim nos preservou da auto-destruição. Tendo iniciado há dois mil anos, a Igreja preservou e transmitiu o Evangelho, convidando as pessoas a abrirem o coração e a receberem-no, a fim de que, quando a civilização como a conhecemos acabar, todo o povo de Deus esteja reunido e pronto para receber o Senhor.
As aulas de História da Igreja têm dois objetivos: 1 – informar sobre o passado, encorajar em relação ao presente e inspirar para o futuro. 2 – fazer com que os alunos aprendam sobre sua própria história, como quem lê um conto, dando-lhes entendimento e sabedoria, tomando consciência do preço que foi pago por você.
Certa vez, um aluno declarou-me que não gostava de História, pois a matéria falava apenas de pessoas mortas. Porém, entendemos, que a História traz a vida quem está morto, pois nenhuma pessoa está morta enquanto alguém continua mencionando o seu nome ou contando as suas histórias. Além disso, a informação do estudo da História, pode inspirar o aumento da fé. Tenho esperanças de que este curso iniciado em 2008 se prolongue e multiplique-se para que muitos tenham acesso a História da Igreja Viva do Deus Vivo. Baruch Há Shem.

Nenhum comentário: