sábado, 12 de setembro de 2009

A letra mata e a ignorância também


Ao ser convidado para ministrar a palavra de Deus em uma igreja simples e humilde da nossa região, mas com um povo sedento da graça e misericórdia do Senhor. Foi feita a nossa devida apresentação a pequena congregação, que anunciou sermos professor de História da Igreja em um Seminário Batista Nacional. No púlpito, sentado atrás do pastor, um obreiro de cabeça branca, murmurou baixinho: “Nós não precisamos de pregadores de Teologia, e sim, de homens cheios do poder de Deus.”
A palavra “Teologia” desperta reações contraditórias
nas pessoas mais humildes, que não tiveram oportunidade de freqüentar uma escola secular, ou tão pouco um Instituto Bíblico.
Para alguns, trata-se de uma atividade indispensável na vida do cristão. Já para outros, é pura perda de tempo, algo artificial, fabricado pelo homem. Alegam inclusive, que Jesus chamou Pedro para apóstolo sendo ele um simples pescador, sem nenhuma formação acadêmica ou teológica. Contudo, o fato é que mesmo sem o cristão saber ele faz Teologia. Essa teologia pode ser boa ou ruim, equilibrada ou distorcida, mas todos fazem teologia.
Quando o mais simples obreiro de uma Igreja Pentecostal abre sua Bíblia no culto e começa a explica-la aos seus ouvintes, está fazendo teologia, por mais que ele deteste os teólogos.
A teologia não é nada mais, que a reflexão da Palavra de Deus. A exposição e apologia da fé cristã. Você não precisa ser um Martinho Lutero, Calvino, Atanásio(foto), Agostinho, para tornar-se um teólogo. Mas certamente você pode fazer teologia na sua casa, no seu trabalho, na sua escola, com sua família. Basta apenas, continuar testemunhando o plano de salvação de Deus para a humanidade através de seu filho Jesus Cristo, que você literalmente, estará fazendo teologia. Quanto aos pregadores que são professores, vamos orar por eles, para que não sejam vítimas do preconceito. Afinal de contas, a letra mata, mas a ignorância também.Baruch Há Shem!

Nenhum comentário: