sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A Injustiça dos Homens


Deus Pai tem um certo propósito a cumprir em cada um de nós. Permita-me lhe advertir; pode não soar deleitoso, popular ou indolar, mas é o que é melhor para nós. Ele deseja nos quebrantar. As escrituras deixam isto claro:

“Pois não te comprazes em sacrifícios, do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantando; coração compungido e contrito não o desprezarás, ó Deus”.
(Sl. 51:16-17)

Um pré-requisito para intimidade com o Senhor é um coração quebrantado. Embora o processo não seja prazeroso, a intimidade de Sua presença ultrapassa incrivelmente as dificuldades envolvidas. Davi aprendeu isto desde jovem. Você pode perceber seu coração quebrantado e o que este coração lhe ocasionou através de todos os salmos. É obtido, não através de uma vida de sacrifícios ou ofertas, mas através de obediência. Permita-me ilustrar. Um cavalo de batalha não está pronto para o serviço enquanto sua vontade não é quebrada. Embora ele possa ser o mais forte, o mais veloz e o mais dotado de todos os outros cavalos de estábulo, ele não servirá enquanto ele não for quebrantado. Ele permanecerá no estábulo enquanto cavalos menos dotados vão á batalha. Ser quebrantado não significa ser fraco. Significa ser submisso à autoridade.
No caso do cavalo, seu mestre é o cavaleiro. Se o cavalo for treinado e quebrantado com sucesso, ele pode ser confiado em toda e qualquer circunstância. No auge das batalhas, enquanto balas e flecham voam, ele não vai temer. Enquanto espadas e machados são empunhados, ele não retrocederá. Enquanto armas não erguidas e tiros disparados, ele não se desviará dos desejos de seu mestre, não importa quem seja. Ele ignorará qualquer intento de se proteger ou de beneficiar a si mesmo em função de cumprir os comandos do cavaleiro.
Este processo de quebrantamento é exclusivamente obtido em cada indivíduo de acordo com a prescrição do Próprio Senhor. Ele é o Ùnico que sabe quando este processo é verdadeiramente completo, e quando você está preparado para o tipo de serviço que Ele deseja realizar através de você. Cada nível novo traz outro tipo de quebrantamento.
Eu me lembro bem dos processos passados a que fui submetido. Dentre eles, um que me causou grande revolta, foi quando ao participar de uma licitação pública para publicação dos atos oficiais da Prefeitura de Rio das Ostras em 2000, pelo Jornal Agora, concorrendo em todos os jornais da cidade, após ganhar com o menor preço, o prefeito Sabino cancelou a licitação e enviou um projeto de lei para Câmara Municipal, criando o Boletim Oficial.
Na época, cheguei até procurar um advogado, para fazer os meus direitos. Mais depois de muito orar, o Senhor falou ao meu coração, de que aquela verba licitada iria muda minha vida para pior. Eu não conseguia entender, como o dinheiro, poderia me prejudicar. Minha mãe, mulher sábia e virtuosa, disse-me: Esta decisão aos seus olhos injusta, servirá para quebranta-lo. Passados anos, compreendo, que assim como os cavalos, o processo de quebrantamento lida com nossas reações diante das autoridades, sejam elas políticas, militares ou até mesmo eclesiásticas. Deus personaliza o processo perfeito para nós. Por esta razão, o apóstolo Pedro escreveu, “sujeita-vos a todo a instituição humana por causa do Senhor... Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso Senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso”. (I Pedro 2.13-18).

Dias depois, encontrei o maestro Evilson Pereira dos Santos, que acabara de ser cortado da lista de candidatos do PMDB, a uma vaga na Câmara Municipal nas eleições de outubro. Durante anos, aquele músico da Igreja Batista, havia se preparado para se candidatar, visando representar sua comunidade no parlamento municipal. Porém, devido a legislação eleitoral, os demais candidatos o escolheram para ser retirado do processo político. Ele me dizia: “Pastor, a política não é justa!”
Pedindo a direção de Deus, lhe respondi: “Meu irmão, a vida não é justa!”
Ele olhou para mim como se dissesse, “Como você sendo um pastor pode dizer isto? Você é meu amigo.”
Foi com outra pergunta que lhe respondi: “Foi justo Jesus morrer na cruz quando ele na verdade não havia feito nada errado?”
Deus tem algo muito mais valioso para você e para mim, que o homem não pode cortar ou cancelar: nossa salvação. Os olhos de Evilson registraram a sabedoria, e ele ficou em silêncio, sabendo que já fora eleito por Jesus para fazer parte do coral celestial. Baruch Há Shem!

Nenhum comentário: