domingo, 6 de setembro de 2009

A Igreja de Ontem e de Agora


A Igreja de Cristo tem atravessado os séculos pelos séculos com a mensagem redentora do Evangelho para as Nações. No Brasil como fruto missionário da Igreja Americana e Européia, os evangélicos cresceram em número, passando a ocupar espaço em todos os segmentos da sociedade.A cada domingo, os templos estão repletos de uma grande massa humana havida por uma palavra de vitória. A Igreja está ocupando a mídia de costa a costa de todo o território nacional, com verdadeiros Showsman. Aquela cena antiga de um punhado de crentes com um acordeão em uma praça pública, recebendo agressões verbais e físicas é coisa do passado. Hoje a Igreja ocupa espaços imponentes com a teologia da Prosperidade, abraçando personagens da alta sociedade com muito glamour e pompa. Ser evangélico está na moda.
Na Igreja de ontem os crentes eram apedrejados em praça pública, na Igreja de hoje eles são ovacionados pelo mundo. Na Igreja de ontem, os crentes denunciavam o pecado do mundo, hoje o mundo acusa os pecados cometidos pelos os que estão na igreja.
Na Igreja de ontem, o louvor e adoração à Deus era feito com sinceridade de coração e lábios purificados por arrependimento e a certeza de que alcançaria o trono da graça. Na Igreja de hoje, o louvor foi massificado e industrializado.
Disputa as paradas do sucesso. O levita tornou-se Pop Star com direito o contrato milionário e registro na calçada da fama. Antes as multidões choravam aos pés do Senhor com hinos de arrependimento e clamor. Hoje as multidões vivem as gargalhadas pelas piadas contadas pelos artistas do púlpito. Não há limites no que se refere a quão longe algumas igrejas avançarão no propósito de se tornarem "relevantes" e "modernas" em seus cultos.
Muitas Igrejas poderiam convenientemente receber o nome de "Igreja que está acontecendo agora", conforme declarou o pastor John Macarthur. Existe Igreja para todos os gostos e estilos.
Recentemente foi criado a Igreja com o louvor em estilo Country com o pastor calçado de botas de couro e vestido com jeans, apresentando como justificativas a necessidade de revitalização do culto.
Muitas Igrejas estão seguindo métodos semelhantes, utilizando todos os meios disponíveis para movimentar seus cultos. Essa é a Igreja do agora? Onde estão os verdadeiros adoradores em que fala o Evangelho de João 4:23?
Na Igreja dos Pioneiros Pentecostais no início do século passado, nada era utilizado que não tivesse a expressa aprovação das Escrituras e do Espírito Santo.
A simplicidade da forma do culto com homens cheios do temor de Deus, tornaram nossas Igrejas como casas de oração para todos os povos, principalmente os mais humildes.
Os evangélicos de nossos dias precisam recuperar a confiança que nossos antecessores espirituais tinham no Poder na Palavra Santa, como instrumento de conversão de vidas.
O retorno as Escrituras e a busca incessante do derramar do Espírito Santo, acabariam com essa atmosfera de circo que em algumas igrejas prevalece para impulsiomar a frequência das pessoas.
Na Igreja de ontem, mesmo os obreiros não possuindo formação teológica e secular, ainda assim pregavam a palavra com autoridade e Unção e resultado era corações quebrantados diante do Senhor da Igreja.
Na igreja de Ontem, as instituições de Paulo à Timóteo eram cumpridas ao pé-da-letra: "Prega a Palavra, insta, quer seja aportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina" (2 Tm 4.2).
A pouco tempo atrás, uma irmã esteve em minha casa, e começou a tecer comentários sobre seu novo pastor, de que ele era uma benção; pois já estava na Igreja a cerca de 3 meses, e ainda não tinha pregado nenhuma mensagem bíblica.
Na igreja de agora, o ministério da Palavra tem deixado de ser a plataforma sobre a qual a verdadeira adoração é edificada.
Por mais que queiram dar espaço ao teatro, música e dança nos cultos regulares. Nada substitui o Ministério da Palavra.
Paulo, tornou-se ministro de Deus para dar pleno cumprimento a Palavra (Cl 1.25), vamos voltar a Palavra. Vamos permanecer na Palavra e adorar à Deus em espírito e em verdade. Baruch Há Shem!

Nenhum comentário: