terça-feira, 15 de setembro de 2009

A Onda de Profetismo


Apesar do grande crescimento da Igreja Evangélica Brasileira no final do século passado e o surgimento de uma centena de novas denominações fruto na sua maioria de rachas e divisões ou até mesmo visões de líderes personalistas, o que percebemos é a falta de embasamento bíblico partindo da qualidade para a quantidade.
Uma das características dessa nova “igreja” que se alastra como erva daninha é o profetismo irresponsável em busca de lucro fácil e do status pastoral. Na década de 70 era transmitida diariamente em uma rádio famosa do Rio de Janeiro, o horóscopo de Omar Cardoso(foto). Centenas de pessoas, não saiam de casa, sem antes ouvir a previsão do dia do popular astrólogo radiofônico. O que está acontecendo em nossos dias é a inversão de valores. A Bíblia está sendo colocada de lado como verdadeira revelação de Deus para a humanidade e vários profetas de aluguel estão sendo idolatrados pelos neófitos da fé. Conheci um jovem, crente, dedicado ao evangelismo, freqüentador assíduo dos cultos em sua igreja, que ao participar de uma festividade em outro templo foi abordado pela profetisa convidado pela direção da igreja, para ser o preletora da noite, mas que ao invés de proclamar a genuína palavra Bíblica, começou a correr dentro do templo, depois sapateou bastante, parecia até uma aluna do ator norte-americano Fred Asteire e finalizando entregou uma profetada para o rapaz, dizendo que ele precisava abandonar o vício do cigarro e da bebida e aceitar Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. Como a falsa profetisa, insistia com o rapaz, lhe apontando diante do povo, afirmando que era Deus que estava falando com ele.
Após aquela situação vexatória, o rapaz quase que se afastou da igreja. O profeta verdadeiramente profeta é um instrutor do povo de Deus dentro da Palavra de Deus. Ele ensina os preceitos da Aliança e proclama, em nome de Deus, a maneira correta de proceder. Ele fala não apenas para uma pessoa, mas também para toda a igreja. O profeta legítimo denuncia o pecado e convoca ao arrependimento. Os falsos profetas não possuem rebanho e tão pouco tem cheiro de ovelha, mas sim fã-clube organizado, onde é incentivado o culto à personalidade. Que Deus tenha misericórdia de todos nós e nos livre dos falsos profetas. Baruch Há Shem!

Nenhum comentário: