quarta-feira, 4 de junho de 2008

Generosidade


Na sociedade consumista em que vivemos, a ordem do dia é acumular riquezas e tesouros . É sair do aluguel para a casa própria e de preferência para uma bonita e ampla casa. É possuir um carro possante e confortável, o sonho de consumo de muitos jovens. Quando eu era criança, gostava de assistir as Aventuras de Speed Racer e sua maquina voadora , o veloz Match 5 e sonhava quando crescesse comprar aquele carro.
As grandes empresas contratam artistas de cinema, atletas, enfim pessoas bem sucedidas para fazerem propaganda de seus produtos e marcas, influenciando o consumidor a adquirir aquele sonho.
Com o pequeno Tiger Woods, também não foi diferente, negro, filho de um soldado norte-americano com uma asiática tailandesa, sofreu toda sorte de discriminação na sociedade capitalista americana.
Como seu pai, o velho Evans Woods, tinha paixão pelo esporte dos reis e presidentes, o primeiro presente que Tiger ganhou quando criança, não foi uma bola d futebol, ou mesmo um carrinho de brinquedo, mais sim, um taco de golf, maior do que ele mesmo. Naquele momento estava se iniciando a carreira vitoriosa do maior campeão de golf dos EUA, que com apenas 21 anos, conseguiu vencer 4º Troféus Augusta, no Estado da Geórgia. A terra do ex-presidente Jimmy Carter e ganhar 40 milhões de dólares em contratos com o Nike, para se tornar seu garoto-propaganda e mais 70 milhões em prêmios desportivos. Mas nem sempre foi assim. Até chegar ao podium, houve inúmeras batalhas, e a principal, delas, foi a discriminação. Porém, o velho Woods, havia estabelecido um alvo para seu filho Franzino de olhinhos apertados, tornar-se o rei da golf na América. Para tanto, o segredo do sucesso, estava no treinamento de 14 horas diárias, sem direito a fins de semana ou férias. Determinação era a palavra chave.
O velho Woods acreditava na frase do então jovem presidente assassinado na década de 60, o irlandês John Kennedy: “Não pergunte o que seu pais pode fazer por você, e sim o que você pode fazer pelo seu pais”. E a cada vitória conquistada em meio as lagrimas, o caráter do campeão estava sendo forjado.
Um dos ensinamentos do velho Woods para o jovem Tiger, foi a aprender a ser generoso e a devolver com alegria e satisfação oportunidade para outras pessoas carentes poderem realizarem seus sonhos. Foi então que em 2006, em Anheim-California, Tiger inaugurou um Centro de Treinamento para crianças carentes, que custou 5 milhões de dólares e levou 4 anos para ser construído, o qual ele considerou como a maior vitória de sua vida, devolver com generosidade para a América, tudo aquilo que havia sido lhe oferecido, principalmente a chance de lutar pelos seus sonhos. Isso me faz lembrar da declaração do Apostolo Paulo na segunda carta aos Corintios: “ Cada um contribua segundo propôs ao seu coração, não com tristeza ou por necessidade, pois Deus ama ao que dá com alegria”.(2ºCor.9.7). Um dos pais da independência norte-americada, Thomas Jefferson, declarou certa vez: “ Quando o coração é reto, os pés são rápidos”. Portanto, se você deseja ter um coração reto diante do Senhor, procure ser generoso para com seu próximo e acima de tudo para com a obra de Deus, pois está escrito: ”Mais bem aventurado é dar que receber”. (Atos 20.35).

Nenhum comentário: