sábado, 7 de junho de 2008

O Chamado do Líder Cristão


A primeira providência de Deus para tirar o seu povo do Egito foi a preparação de um líder para assumir tão nobre e dura tarefa. Então, Deus chamou Moisés, e, em meio ao deserto de Midiá, no Monte de Deus, conferiu-lhe a difícil missão de liderar o povo. Moisés, em resposta à ordem divina, disse: "Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os Filhos de Israel?" (Ex 3.1,3). Porém, Deus supriu todas as dificuldades de Moisés e colocou seu irmão, Aarão, para falar por ele. Moisés assume a liderança de seiscentos mil homens, sem contar mulheres e crianças. Chega o momento em que fica difícil liderar sozinho. Jetro, sogro de Moisés, a orienta a treinar líderes para pequenos grupos e, Moisés, assim fez: Escolheu homens capazes de liderar, ensinou-lhes os estatutos e as leis e fê-los saber o caminho em que deveriam andar, a obra que deveriam fazer.
Neste começo de século e milênio, a igreja tem recebido uma avalanche de idéias, projetos, métodos e estratégias para desenvolver seu crescimento. Entretanto, acredito que o problema de muitos pastores é um tanto parecido com o de Moisés. Não é falta do que fazer. Mas sim, com quem contar para fazer. Isto é, alguém para colocar em prática o projeto; que saiba escolher os meios e selecionar os materiais necessários para a execução da tarefa. Essa pessoa se chama líder.
Muitos de nós julgamos mau o caráter do líder. Por vezes, o entendemos como alguém que se ocupa em dar ordens, um chefe, carrasco, ditador e por quê não herói ou sedutor? Outros de nós, apenas se entende enquanto espectador e, fica na arquibancada esperando para ver os sucessos, vaidades, faltas, fraquezas e, até mesmo torcendo pelo que vai dar errado na estratégia de liderança adotada.
Líderes são forjados no amor, na obediência, submissão e disciplina do Espírito Santo. O próprio Jesus os formou e contou com eles. O bom líder, é antes de tudo, um servo. Jesus orientou e treinou seus discípulos para serem líderes. Enviou os doze, na primeira missão, com o objetivo de treiná-los e na segunda, enviou os setenta para que fizessem novos líderes para as igrejas locais.
Paulo nos dá um exemplo de treinamento e formação de líderes. Treinou Timóteo, tornando-o padrão de bom soldado de Cristo. Treinou Tito e o deixou em Creta, para dar continuidade à implantação da igreja.
Assim, liderar é, antes de tudo, perceber que se tem nas mãos uma tarefa divina que deve ser desempenhada com temor e tremor. É aprimorar-se, reciclar-se, dispor-se e aprender a cada dia, a fim de tornar-se canal de bênçãos. É perceber-se como o humilde oleiro que modela vasos, que tanto servirão como simples despenseiros, quanto como guardadores dos maiores propósitos – os de Deus.

Nenhum comentário: