sexta-feira, 20 de junho de 2008

Um pastor fora do comum



No decorrer de nossa vida cristã, o Senhor da Igreja nos proporcionou o privilégio de conhecermos inúmeros homens de Deus com chamadas especiais e ministérios específicos. Desde o início de nossa caminhada na fé, na Igreja Batista Central de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, descendo as águas batismais pelas mãos do pastor Paulo Roberto Seabra, então na época, Secretário Executivo da Junta de Missões Nacionais e depois presidente da Convenção Batista Brasileira, aprendemos a buscar o ministério fora do comum produzido pelo Espírito Santo na vida de homens usados poderosamente por Deus para a glória do Nome de Jesus.
Quando o pastor David Paul Young Cho, líder da Igreja do Evangelho Pleno de Yoido na Coréia do Sul,com cerca de 750 mil membros esteve no Brasil em 1989, realizando uma Cruzada Evangélistica no Estádio do Morumbi em São Paulo a convite da Convenção Geral das Assembléias de Deus, realizou antes uma palestra para centenas de ministros brasileiros, curiosos de aprenderem o segredo do crescimento da Igreja Pentecostal Coreana, que teve início em 1968, com uma tenda e hoje mantém 500 missionários no mundo e recebe a cada ano, 20 mil novos convertidos. O pastor Cho, com muita humildade e reverência, como característica dos orientais, explicou que não existia nenhuma fórmula mágica para fazer crescer a Igreja, tudo estava revelado na Bíblia.
O seu ministério iniciado há 40 anos, após sua cura de uma tuberculose foi impulsionado tendo ele ouvido apenas a voz do Espírito Santo.
Quando interrogado, qual o conselho para os pastores jovens que estavam iniciando a carreira ministerial, o pastor Cho com muita sabedoria, declarou: “Ouçam a voz do Espírito Santo. Isso é muito importante e encorajador. O Espírito Santo sempre fala através do Estudo da Bíblia. Nós temos muito conhecimento intelectual, mas muito pouco conhecimento do coração.
Então para receber o conhecimento do coração precisamos orar muito e estudar a Bíblia e esperar no Senhor. Quando eu espero no Senhor, ele vem como o orvalho sobre o meu coração e influencia minha decisão." Com relação as milhares de conversões ocorridas na Coréia com suas mensagens evangelísticas, o pastor Cho, revelou a necessidade imperiosa de chamar as pessoas ao altar, fazendo um apelo ao coração, e não a intelectualidade delas, pois a responsabilidade de conversão é do Espírito Santo. Diante daquelas palavras, passamos a compreender a obra do Espírito em um pastor fora do comum.
Muitos anos depois daquela palestra inesquecível , descobri através de uma experiência acontecida com o pastor R.A. Torrey,um grande pastor da antiga geração, que havia passado por uma situação trágica e desagradável por não dar ouvidos a voz do Espírito Santo. Conta-se que Torrey, ao sentar-se em um restaurante com os amigos, o Espírito Santo o iluminou para ele conversar com garçom sobre a salvação da alma. Algo no semblante daquele homem dizia que ele precisava da conversar. Porém, para manter uma atmosfera relaxada Torrey ignorou a inspiração do Espírito Santo. Uma hora e meia mais tarde, ele notou que o garçom não havia retornado a sua mesa. Então questionou o gerente sobre o garçom. O gerente respondeu que acharam o garçom enforcado atrás do restaurante. Aquele homem cometera suicídio enquanto outros almoçavam. Torrey, durante muito tempo começou um sentimento de culpa por não ter seguido a inspiração do Espírito Santo para guiar aquele garçom a Cristo. A diferença entre os pastores que levam um ministério medíocre e os pastores fora do comum, está em ouvir a voz do Espírito Santo. A partir de hoje, quem você escutará?

Nenhum comentário: