segunda-feira, 16 de junho de 2008

O Deus que tudo vê


O Deus que tudo vê
“Seus olhos estão atentos” Sl 11.4

Por quase um ano, o maior rei da História de Israel conseguiu acobertar seu pecado, achando que Deus não tinha enxergado e recusando admiti-lo para si mesmo, para o Senhor e para o povo. Foi então, que ele recebeu uma visita especial no Palácio Real do profeta Natã. O profeta de Deus contou ao rei uma história, que jamais ele esqueceria, e serviria para mostrar a humanidade, que nada fica oculto aos olhos de Deus:
Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. Tinha o rico ovelhas e gado em números, mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara. E que em sua casa crescera, junto com seus filhos, comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braços e, a tinha como filhos. Vindo um viajante do homem rico, não quis este tornar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele, mas tomou a cordeirinho do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado. Então o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o Senhor, digno de morte é o homem que fez isso. Pela cordeira restituirá o quádruplo, porque fez tal coisa, e não se compadeceu. Então disse Natã a Davi: Tu és esse homem.
Naquele momento a máscara de Davi caiu, revelando-se um adúltero, mentindo, ladrão e assassino. A sua realeza desmoronou. Porém, nem tudo estava perdido, mesmo Davi merecendo a pena de morte, pois sendo ele o rei, deveria dar o exemplo no cumprimento das Leis de Deus, fora desmascarado, mas como ele, demonstrou arrependimento e remorso, Deus usou de sua infinita graça e misericórdia, lhe perdoando. Contudo, as conseqüências do seu pecado, foram incontáveis. O filho do relacionamento pecaminoso morreu, causando grande tristeza. Um dos filhos de Davi, Amnom, estuprou sua irmã Tamar. Absalão, outro filho, ficou furioso com o que aconteceu com sua irmã e matou Amnon. (2Sm 13). Algum tempo depois, Absalão se rebelou e tentou matar seu pai Davi. Com isto, a espada nunca se afastou da casa de Davi. (2 Sm 12.10).
O que aconteceu com Davi, pode acontecer com qualquer um de nós, o homem nunca vai conseguir esconder seus pecados de Deus, e se livrar das conseqüências. Pois Ele tudo vê!

Quem nos vê
Conta-se que, certa vez, um agricultor cujos campos não produziam, optou por roubar trigo dos seus vizinhos. Imaginou que se retirasse um pouco de trigo de cada campo, ninguém haveria de perceber. E ele teria com que se alimentar e à família.
Quando a noite chegou, tomou da filha, uma menina de 10 anos e foi ao campo de trigo do vizinho mais próximo.
Filha, - ele sussurrou – você fica de guarda. Se enxergar alguém, me avise logo.
Mal iniciara a colheita, ouviu a garota gritar:
Papai, alguém está vendo você!
Assustado, ele olhou ao redor. Não viu ninguém. Amarrou rapidamente o trigo que recolhera e foi para o segundo campo.
Logo a criança tornou a gritar:
Papai, alguém está vendo você!
Ele parou. Não havia ninguém à vista. Amarrou o trigo roubado e rumou para o terceiro campo.
De imediato, a menina gritou:
Papai, alguém está vendo você!
Irritado, ele foi para junto da filha e falou:
Por que você fica dizendo que alguém está me vendo? Não há ninguém por perto, ninguém nos vê.
Num murmúrio, como se temesse ser ouvida por mais alguém, a menina disse:
Há sim, papai. Deus está vendo o que você faz. Ele tudo vê. Não importa seja noite escura, sem lua. Não importa que você faça escondido. Ele vê.

Nenhum comentário: