quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

2009 – 500 anos de Calvino


O Conselho de Pastores de Rio das Ostras, liderado pelo Pastor Sérgio Cunha, estará iniciando o ano eclesiástico de 2009, denominando-o “Ano de Calvino”, em comemoração aos 500 anos de nascimento do reformador João Calvino(foto) ( 1509 – 1564) pouco conhecido no cenário evangélico riostrense, mas que tem para a Reforma Protestante do século 16 a mesma importância que teve o reformador alemão Martinho Lutero. Um elemento diferenciador e que Calvino, fazendo parte da segunda geração dos reformadores, foi aquele que ordenou e sistematizou o pensamento teológico reformado. Sua dedicação a causa do evangelho e simplesmente insuperável. Suas obras tem recebido reconhecimento geral e são tidas como literatura clássica universal, principalmente sua obra: “ Instituição da religião Cristã”.
Para alguns teólogos, Calvino deve ser considerado o “ Pai de uma Civilização”, pois ao longo dos séculos, o Calvinismo tem despertado muitas consciências e influenciado nações inteiras. São notórias as mudanças que ele provocou na Suíça, Holanda, Escócia e na Igreja Presbiteriana no Brasil. Calvino que viveu apenas 54 anos, dedicou metade de sua vida ao sagrado Ministério. Ele tinha estatura mediana, porem tornou-se um gigante da Fé. Tendo nascido em 10 de julho de 1509, em Noyon, França, filho de Gerard Cauvin e Jeanne Lefranc se formou em direito na universidade Orleans em 1531. Mas foi com a publicação de “As Institutas” em 1541 que Calvino tornou-se um dos maiores e mais importantes exegetas de todos os tempos da historia da Igreja pela sua interpretação clara, simples, e fiel das Escrituras. Com a criação da Academia Teológica de Genebra – Suíça em 1559, contando com 900 alunos,Calvino tornou a cidade um grande centro missionário, um verdadeiro viveiro de pastores para toda a Europa Reformada.
Segundo o historiador Marc Venard, “ Deus fez de Genebra sua Belém, isto é, sua casa de pão no século 16”. Calvino, de modo especial, era um intelectual, mais não usava do púlpito ou de seus escritos para ostentar isso, pelo contrario, era freqüente a sua preocupação co ma simplicidade, e em não tentar ultrapassar o revelado por meio de especulação pecaminosa: “ A Palavra é a Escola do Espírito; e por intermédio dela que Deus nos fala”, insistia João Calvino.
O Primeiro Ministro Holandês Abraham Kuyper que fora pastor reformado na juventude, interpretando o pensamento de Calvino, declarou : “O Calvinismo consiste numa busca constante a fidelidade a Palavra de Deus”. Co ma falta de limites no que se refere a quão longe algumas igrejas avançaram no propósito de se tornarem “ relevantes” e “ modernas” em seus cultos que mais parecem shows, onde a Palavra bíblica e relevada ao terceiro plano, fica registrada a necessidade premente de aplicarmos a Sola Script ura ao culto, como fazia João Calvino a 500 anos passados com base em Matheus 15.9: “ Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”.

Nenhum comentário: