terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Cristãos e cristãos diante do desabamento.


“ Se o vento soprar de uma única direção, a arvore crescera inclinada”
( Provérbio chinês)

O dramaturgo Nelson Rodrigues, afirmava que toda unanimidade é burra. Qualquer manifestação de inteligência, cultura e fé, alem de agradar a maioria ou não, também incomoda, irrita, provoca inveja, insatisfação, e desconforto. Assim, fazem bem e chacoalham positivamente, criticas de qualquer natureza.
O que incomoda sempre a critica e julgamento inesperado dos domésticos da fé que poderiam se dirigir pessoalmente ao criticado, e decidem recorrer, sem conceder direito a explicações ou benefícios da duvida, aos meios de comunicação muito especialmente quando a critica parte de amigos e irmãos na fé de longa data.
O recente desabamento do telhado da Igreja Renascer no Bairro Cambuci em São Paulo, no ultimo dia 18 de janeiro, ceifando a vida de 9 pessoas e ferindo 108 crentes daquela denominação neo-pentecostal fundada pelo casal Estevam e Sonia Hernandes, para os fieis nada tem a ver com castigo divino em conseqüência dos pecados cometidos pela sua liderança, tais como entrar nos E.U.A com dinheiro não declarado, pelo qual estão cumprindo prisão domiciliar. Em um momento de dor profunda, o qual os membros da referida Igreja estão passando, não cabe acusações e julgamentos por parte de cristãos e lideranças de outros rebanhos, o papel de acusador cabe ao inimigo de Jesus e da sua noiva.
A Prefeitura de São Paulo e o Ministério Publico estão tomando as devidas medidas investigatórias para apurarem a causa do desabamento. Caso tenha sido negligência da liderança da igreja em não cumprir as determinações da secretaria de obras, visando corrigir eventuais falhas na estrutura do prédio, eles serão responsabilizados na forma da lei, porem no presente momento, não nos cabe, fazer nenhum juízo de valor sendo castigo de Deus.
A Bíblia recomenda que devemos nos alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram. Não podemos e não devemos, enquanto crentes em Cristo, filhos do mesmo Pai, membros da mesma família, agirmos como os falsos amigos de Jo ou como o exercito de Davi, que quiseram apedrejá-lo, após encontrarem a aldeia desterrada e as mulheres e crianças sendo levadas cativas. Qualquer denominação evangélica, esta sujeita a uma tragédia , independente da teologia que professa ou métodos evangelísticos que seus lideres utilizem para estabelecer o Reino de Deus, cabendo apenas ao Senhor da Igreja , fazer o devido julgamento naquele grande dia. Enquanto isso não acontece, nenhuma igreja denominacional pode ignorar ou desconhecer que existem Cristãos e “cristãos”.

Nenhum comentário: