segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

80 Anos de Fogo Pentecostal


Uma das maiores denominações pentecostais do mundo, vai completar 80 anos de fundação no dia 15 de novembro de 2009, a Assembléia de Deus – Ministério de Madureira, fundada pelo Pr.Paulo Leivas Macalão (Foto), o filho de um general do exercito brasileiro, que abandonou a carreira militar para seguir as ordens do maior dos generais, Jesus Cristo.
Aquele jovem violinista de origem gaucha, não sabia que se tornaria responsável pela formação de uma unidade do invencível exercito de Deus espalhado por todo Brasil e diversos países no mundo. No salão alugado na rua Borborema, n º77 – Madureira, subúrbio do Rio da Janeiro, teve inicio oficialmente, a fundação daquela que no decorrer das décadas se tornaria a locomotiva do movimento pentecostal no Brasil, espalhando o fogo do pentecoste em solo pátrio, nos países da America do Sul e depois no pastoreio do Pastor Manoel Ferreira, rompendo os agrilhoes do comunismo, professando a Fé em Cristo na Rússia, Pós-Gorbachov.
A historia da Igreja de Madureira, se mistura com ao do seu fundador, o lendário pastor Paulo Leivas Macalão, que abrasado pelas ardentes labaredas do Espírito de Deus, realizada cultos evangelísticos em praças publicas, em casas de família, sempre acompanhado do seu inseparável violino e o trombone de Balbino da Silva, proclamando que: “Jesus Salva, Cura e Batiza com Espírito Santo”. Instalada em local mais amplo, a igreja lançou-se a conquista de Almas para Cristo, granjeando a simpatia do povo humilde e estabelecendo pontos de pregação em toda região do subúrbio do Rio de Janeiro, que depois se tornariam tempos majestosos , verdadeiras catedrais para abrigarem o povo sedento da Palavra de Deus. Após seis meses de evangelismo incansável e muitas orações, foi inaugurado o segundo salão no bairro Dona Clara, atual Campinho, no dia 26 de maio de 1930, cedido pelo novo convertido Joaquin Moreira da Silva. Com o progresso cada vês maior, ouve a necessidade de alugar salões mais amplos, tendo a igreja mudado para a rua João Vicente, N°7 e depois finalmente na tarde histórica do dia 1° de maio de 1953 foi inaugurado o imponente templo da Rua Carolina Machado, n° 174, como sede nacional do Ministério de Madureira , com a presença de cerca de 7 mil pessoas, glorificando a Deus de maneira jubilosa, pela sua fidelidade em multiplicar os recursos para a construção de uns dos mais belos templos das Assembléias de Deus na America Latina, como símbolo da Fé pentecostal do povo brasileiro.
Embora desconhecido da maioria da nova geração de cristãos brasileiros, o reverendo Paulo Leivas Macalão, falecido em 1982, foi um dos mais proeminentes lideres evangélicos da historia do Brasil, cuja a principal bandeira sempre foi a propagação do Evangelho como ferramenta de transformação da Nação Brasileira.

Nenhum comentário: