sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O Dom de Arão



Provérbios 15.33
O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.
Todos nos aprendemos nos cultos dominicais e nas escolas Bíblicas que Arão, irmão de Moises, filho de Joquebede e Anrão, foi o primeiro sumo sacerdote de Israel, escolhido por Deus para ser cooperador de Moises em virtude do seu Dom de fala ( Êxodo 4.16) . Ele foi com Moises a Faraó, realizando sinais na presença do rei do Egito , e sendo também o instrumento de Deus em outros maravilhosos casos (Êxodo 7.10). Na batalha contra Amaleque, sustentou Arão junto com Hur , as mãos de Moises, para que Israel fosse vitorioso ( Êxodo 17.12). Quando Moises subiu ao monte Sinai, foi Arão persuadido pelo povo afundir um bezerro de ouro para adoração, e pelo seu procedimento foi severamente censurado. Moises orou, e obteve o perdão de Deus para o povo e Arão.
Na segunda feira de janeiro, reencontrei o Pr.Rosario, na porta do jornal Diário de Macaé e como sempre de maneira festiva, colocamos os assuntos concernentes a igreja de Cristo na região em dia. Motorista de profissão e Ministro do Evangelho por vocação, o Pr.Rosario Exerce a função de Vice-presidente da Catedral das Assembléias de Deus em Macaé a décadas, tendo o auxiliado diversos pastores que por la passaram, alguns inclusive, já se encontram na Gloria. Quando perguntado, se não desejava assumir a liderança efetiva de uma Igreja, Rosário com muita humildade e serenidade, respondeu que havia sido dotado e chamado por Deus para função de Arão, cooperador de Moises.
Segundo ele : “ Se você já nasceu de novo e então foi chamado para servir a Deus, segundo os dons que Ele lhe deu. Então como escreveu o apóstolo Paulo: Assim como cada um de nos tem um corpo com muitos membros e estes membros não exercem todos a mesma função,assim também em Cristo nos, que somos muitos, formamos um corpo, e cada Membro esta ligado a todos os outros”. (Romanos 12:4-5 ).
Aquela declaração com singeleza de coração, nos ensinou, que Deus só nos chama para um ministério especifico depois de nos dar os Dons necessários para o serviço. Também em nossa longa jornada de obreiro chamado pelo Senhor, desde a juventude, aprendemos a ter a convicção de que Deus não desperdiça Dons. Está escrito: “ Os Dons e o chamado de Deus são irrevogáveis” ( Romanos 11.29). Com muita sabedoria, Pr.Rosario despediu-se com A Paz do Senhor, dizendo: “todas as vezes que Arão ocupa o lugar de Moises, acaba surgindo os bezerros de ouro , portanto, enquanto Deus permitir vou continuar levantando os braços de Moises , seja ele quem for”.
Na história da Igreja, Deus com sua infinita sabedoria e conhecimento do coração dos homens, levantou diversos Arões para serem cooperadores de diversos Moises, tais como o Pr.Alipio Silva, Amigo e vice inseparável do Pr.Paulo Leivas Macalão, fundador das Assembléias de Deus Ministério de Madureira, Carlos Wesley, Irmão do fundador do Metodismo, Melanchton amigo fiel de Martinho Lutero, entre outros.

Um comentário:

Leitura disse...

A Paz do Senhor!
Estou com duvida pastor, no q diz respeito a versiculo 16, do capitulo 4 do livro de Exodo.
Pode um homem se tornar "Deus" p/ outros homens?
Achei seu texto em uma rapida pesquisa na net. Entao esse versiculo serve p/ mostrar que as posicoes hierarquicas na igreja sao imutaveis?!