terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Não aceite não como resposta diante dos obstáculos


“Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”. – Provérbio Oriental.
Sempre que penso em motivação me vem logo à mente uma história contada por Bernardinho, técnico da Seleção Masculina de Vôlei, no seu livro “Transformando Suor Em Ouro”:Há uma história sobre a bicicleta. O menino ficou desesperado. Na polícia, ao dar queixa, foi atendido por um sargento que, vendo-o furioso, o encaminhou para o esporte. Mais especificamente para o boxe. O motivação que eu adoro. É a respeito de um menino negro do Sul dos Estados Unidos que passou um Natal muito triste, porque os pais não tinham dinheiro para comprar-lhe uma bicicleta como a que seus amigos haviam ganhado. No verão seguinte, o menino conseguiu um emprego temporário como carregador de caixotes numa mercearia. Durante três meses trabalhou duro e conseguiu juntar dinheiro para comprar a tão sonhada bicicleta. Felicidade total. Até que lhe roubaram menino tornou-se lutador. Como amador, ganhou a medalha de ouro dos meio-pesados nos Jogos Olímpicos de Roma e depois, como profissional, o título de campeão mundial dos pesos pesados. Numa das explicações que deu para seu formidável portfólio de vitórias, ele contou que toda vez que subia ao ringue via no adversário o sujeito que lhe roubara a bicicleta. E partia firme para derrubá-lo. Era isso que o motivava. Seu nome? Cassius Marcelus Clay, depois Muhammad Ali.(foto)


Willian Carey, não aceitou a resposta negativa para o seu chamado missionário na Índia, durante o encontro de pastores batistas em Northanpton, quando o pastor John Ryland , vociferando ordenou: “Jovem, sente-se. Quando Deus quiser convencer os pagãos, ele o fará sem a sua ajuda ou a minha.” O Fato de Carey ser um sapateiro sem formação teológica e grandes recursos financeiros, não o impediram de superar os obstáculos e ser reconhecido universalmente como “ Pai das Missões Modernas”. Diz a tradição da Igreja Batista na Inglaterra, que Carey foi chamando por um pastor mais velho de “ Entusiasta Miserável ”. O mundo continua necessitado de entusiasta missionários para fazerem a Obra Missionária.
John Wesley, também foi outro que não aceitou a proibição do Bispo da Diocese de Bristol na Inglaterra para deixar de pregar nas igrejas Anglicanas em 1739, antes lhe respondeu com firmeza:
- Meu senhor, a missão que tenho neste mundo e fazer todo o bem que puder – Tanto é, que fui chamado para pregar o evangelho, e ai de mim se não o fizer em qualquer lugar do mundo habitado onde eu estiver! Vossa senhoria deve saber que, pela ordenação que me foi conferida, fui consagrado ministro da igreja universal. Considero o mundo inteiro como a minha paróquia, onde justo e imprescindível anunciar, a todos quantos queiram escutar, as boas novas da salvação.
Dizendo não, as barreiras impostas pelos bispos da igreja oficial da Inglaterra, Wesley diante de sua chamada ministerial e atendendo a voz do Espírito Santo, tornou-se um dos pais do grande avivamento espiritual na Europa do século 18 e fundador da Igreja Metodista.
Outro que não deixou se abater pela sua falta de conhecimento teológico e situação econômica como um vendedor de sapatos na cidade de Boston - EU.A e se tornou um dos maiores evangelistas do século 19, foi de Dwighit Lyman Moody, que como legado para historia da igreja, fundou a escola Monte Hermom para rapazes e o Seminário de North Field para moças, alem e claro da igreja da avenida Chicago, atual Igreja de Moody. O que nos chama atenção na historia de Moody, e que ele nunca foi ordenado um ministro do evangelho, preferindo permanecer na posição de um leigo ganhador de almas para Cristo. Já o reformador Martinho Lutero não se importava com as calunias dos homens do Clero Romano. Firme defensor das verdades Bíblicas seu e exemplo de vida nos inspira a buscar e amar cada vês mais a revelação da Palavra de Deus.
A vida de Lutero e sinônimo de coragem, Fé e determinação. Ele eternizou-se na historia após afixar na Igreja de Winttenberg suas 95 teses condenando os abusos praticados pelo papá . A historia secular o apresente apenas como um revolucionário político e religioso, porem nos sabemos que Lutero, alem de dizer não aos pecados cometidos pelos lideres da Igreja, superando todos obstáculos, mudou a trajetória da Igreja e do mundo. Por tanto, se a partir de hoje, alguém lhe disser, não ao seus sonhos, não se detenha, continue avançando, pois os gigantes da fé não retrocedem jamais.

Nenhum comentário: