domingo, 14 de dezembro de 2008

O Pastor Razoável


A cada semana que se passa, tomamos conhecimento de igrejas que estão sofrendo de inanição Espiritual por falta de uma palavra bíblica que alimente o rebanho, onde pastores neófitos e mercenários vociferam nos púlpitos sua autoridade como verdadeiros tiranos sentados na cadeira de Moises, como se a Igreja de Cristo fosse sua propriedade.
Muitas igrejas estão morrendo semanalmente pelo câncer do pecado cometido pelos seus lideres com escândalos sexuais e financeiros, com a venda de simonias para se manterem no poder eclesiástico, como se a igreja fosse um partido político. Parafraseando Platão(foto) e contextualizando a realidade das igrejas neo-pentecostais, podemos afirmar categoricamente, que os pastores que comem a gordura da ovelha, são homens comuns desprovidos de sabedoria e do caráter de Cristo, que não se esforçam para conhecer os princípios da submissão a voz do Espírito Santo, e que se preocupam apenas em satisfazer os próprios desejos. E por essa razão que essa gente procura o dinheiro e o poder do cargo eclesiástico. A vida do pastor egoísta que deseja dominar os demais e prejudicar o bem-estar espiritual de toda uma comunidade é eternamente inquieta e descontente, a menos que ele encontre alguma razão positiva de contentamento. A insegurança e incerteza de sua chamada pastoral, torna intolerável o sacerdócio universal recusando a democracia de opiniões na igreja, e instalando a tirania do púlpito, onde somente ele prega a sua interpretação da verdade Bíblica ou seus fieis discípulos, criados a sua imagem e semelhança, mais que no final da historia, em meio a competição religiosa e sede de poder, se tornarão seus adversários.
Somente o pastor razoável, precisamente dominado pela sabedoria de Deus, o Amor de Jesus Cristo e a unção do Espírito Santo, pode buscar o bem comum das ovelhas, e ainda sim tornar-se um pastor satisfeito com Deus, com os homens e consigo mesmo.

Nenhum comentário: