quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O Primeiro acampamento a gente nunca esquece.


Meu filho Sergio Junior,sábado passado, foi para o seu primeiro acampamento com os adolescentes da Igreja de Cabo Frio em um sitio alugado no bairro rural de Botafogo.
Ao sair de casa, com sua mochila e colchonete todo animado, para participar das atividades de verão nas suas férias escolares, voltei no tempo, a cerca de 30 anos passados,quando sai de Belford Roxo, na baixada Fluminense para viajar de trem Maria fumaça com saída da estação de Barão de Mauá em direção ao distante município de Casimiro e Abreu, no interior do estado e participar do Acampamento Nacional dos Embaixadores do Rei no Sitio do Sossego, como um verdadeiro “Valente”, maneira pelo qual eram chamados os meninos de 15 anos, pelo missionário americano Alvin Hatton.
Naquela época, um sargento do exercito reformado, liderava o acampamento batista nas atividades recreativas com muita ordem e disciplina. No começo, reclamávamos da sua rigidez militar ao acordar as seis da manhã para fazermos exercícios físicos, seguido do banho gelado e depois um café reforçado, para então aprendermos da Palavra de Deus.
Pelo Sitio do Sossego, que hoje se encontra abandonado em processo de decadência, passaram adolescentes de todo o Brasil, que viriam mais tarde se tornar , lideres denominacionais batistas. Lembro-me que depois do jantar, fazíamos uma fogueira a beira do lago e ficávamos a ouvir os testemunhos de algum missionário, ou causava-nos verdadeira adrenalina, atravessar o lago fundo agarrados a um tronco de bananeira cortado pelo nosso sargento. Aquela semana de recreação e estudos Bíblicos, marcou minha adolescência e contribuiu com valores Cristãos para formação do meu caráter.
No encerramento do acampamento, durante o culto no turno de despedida, os adolescentes recebiam suas medalhas e troféus, pelo seu desempenho na olimpíada Bíblica, como também pela colocação na festa dos talentos e muitos se emocionavam, chorando copiosamente, jurando fidelidade a Jesus e a uma amizade nascida durante o verão escolar. Parece que foi ontem. Porem, ficou registrado para todo o sempre. Afinal de contas, o primeiro acampamento agente nunca esquece.

Nenhum comentário: