terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Inaceitavel Esquecimento Missionário



Com a exportação da crise financeira americana para o mundo a fora, trazendo um período de incertezas, a exemplo do que aconteceu com a queda da bolsa de Nova York, em 1929, onde o mundo conheceu a depressão e as igrejas evangélicas diminuíram o fluxo missionário para as demais nações, parece-nos que a historia se repete.
Os dias finais desse ano de 2008, levam-nos a reflexões. Busca-se alcançar os acontecimentos futuros e a chegada da crise financeira na igreja, com a diminuição de recursos para serem aplicados na obra de evangelização e missões, sendo o Brasil, o maior pais pentecostal do mundo. Conduzem a meditações sobre tempos passados, quando aqui chegaram ao solo pátrio, os missionários suecos Daniel Berg, e Gunnar Vingren para iniciarem as bases do maior movimento pentecostal na história da Igreja Cristã. Estas últimas surgem em nossas mentes pelos mais diferentes motivos.
Uma cena com contornos já observados. Um encontro causal com crentes que ajudaram a escrever com suor e lágrimas o registro histórico da Igreja em terras, onde antes prevalecia o domínio católico ibérico. A leitura de um livro com registros capazes de estimular a memória e trazê-la ao presente, visando esclarecer a geração atual de pastores, que a Igreja de Cristo cresce e avança em meio as crises que o mundo tem enfrentado, porque conforme declarou a epistola paulina:” Nada pode nos separar do amor de Cristo”.
Dois livros nos chamaram a atenção: História do Cristianismo – Dos Apóstolos do Senhor Jesus ao século XX e História das Assembléias de Deus no Brasil. Foram os condutores do encontro de tempos passados com o presente. São pequenos, mais registram números e acontecimentos relativos a fé de homem simples , porém tementes a Deus, que não deixaram de atender a Grande Comissão, mesmo em tempos de crises.
Corriam os últimos anos do século XIX, quando o Fogo do Espírito Santo foi derramado na vida de alguns homens em terras cobertas de neve para realizarem uma viagem missionária a um pais tropical de dimensões continentais. Aqui chegando em meio a muitas dificuldades, romperam duras amarras impostas pela religião romana e pelos mandatários do poder político, incendiando com o fogo pentecostal de norte a sul do Brasil, que Jesus Salva, Cura, e Batiza com o Espírito Santo.
Hoje, os tataranetos da Fé pentecostal trazidas pelos missionários suecos, já não se comovem com a saga dos pioneiros. Os sofrimentos remotos não são ensinados nos seminários teológicos e tão pouco nas escolas bíblicas. Para muitos, Berg e Vingren são anônimos personagens de um passado muito distante que superaram pela Fé, inúmeras crises, porem fazem parte de um inaceitável esquecimento missionário. Perto de completar o seu centenário no Brasil, as Assembléias de Deus, merecem mais estudos profundos sobre a vida de homens e mulheres, que produziram uma saga de Fé e coragem por acreditarem que o Deus que os chamou para uma grande obra, é maior que todas as crises da história da humanidade.

Nenhum comentário: