sábado, 31 de janeiro de 2009

Ainda Existe ética na Igreja?


Ética pode ser definida como estudo critico da moralidade. Consiste na analise da natureza da vida humana, incluindo os padrões do “certo” e do “errado” pelos quais sua conduta possa ser guiada e dirigida. Em resumo: Ética é, na pratica, aquilo que você pensa e faz. No contexto da ética cristã, aprendemos nos Seminários Teológicos, que é um somatório de princípios que formam e dão sentido a vida cristã normal. É a marca registrada de cada crente. E o que cada crente pensa e faz. Por aquilo que o crente faz evidencia a sua dependência de Deus e do seu próximo.
A imprensa nacional noticiou recentemente que caráter e ética independem de cultura, posição social e religião. Com a devolução de quarenta mil reais pela catadora de papelão, Lourença Cunha na cidade de Penapolis, interior de São Paulo, para o dono de um super mercado, ficou provado que ainda existe pessoas honestas no Brasil, que mesmo passando por dificuldades financeiras, não colocam a mão naquilo que não lhe pertence. Outra prova de honestidade e caráter, foi dada pela dona de casa, Ione machado, 48 anos, moradora de Maringá, no Paraná, que em dezembro de 2004, devolveu o cartão do Programa Bolsa Família ao governo Federal, assim que seu marido Arquilino Machado, conseguiu um emprego de vigia noturno. Com jeito calmo e voz suave, dona Ione afirmou, que as pessoas não conseguiram entender seu gesto, e que no Brasil ser honesto e ter caráter, tornou-se algo vergonhoso. No Brasil, temos observado o comportamento de alguns pastores e lideres de igrejas evangélicas, causado verdadeiros escândalos, ferindo a ética cristã, seduzidos pelo poder e dinheiro. Onde uma pergunta não quer calar: “ Ainda existe ética e caráter no seio da Igreja evangélica brasileira?”.Os pastores foram chamados pelo Senhor da Igreja, para guiarem o povo rumo a salvação em Cristo. Não podemos nos deixar seduzir pelos deuses Mamon e Afrodite. Os pastores tem o compromisso com o Sumo Pastor, de serem faróis que iluminam, e tempero do mundo corrompidos e marcado pelo fracasso dos valores éticos e morais. Diante de tantos fatos que desmerecem a vocação pastoral, e necessário valorizar os verdadeiros Homens de Deus que não se corrompem.
Considerado o maior presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, gostava de afirmar que: “ Caráter e como uma arvore e reputação a sombra. A sombra é o que nos pensamos sobre isto. A árvore é a realidade”. Um dos brasileiros mais ilustres na historia da republica, o senador baiano Ruy Barbosa(foto), disse certa vez: “ de tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, e rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.
Cremos, que mesmo com a intensa e crescente fabricação de obreiros neófitos em denominações de linha neo pentecostal, pregando a teologia da prosperidade, visando o Reino material terreno com acumulo de riquezas em detrimento de sua salvação, ainda existem muitos pastores que não dobraram seus joelhos diante de Baal. Pastores que experimentaram o novo nascimento e agora vivem de acordo com a vocação divina, onde Jesus diz: “ Vos sois o sal da Terra” ( Matheus 5.13). A função do sal e principalmente evitar a deterioração, enquanto que a função da luz é iluminar as trevas. Por tanto, a ética cristã e uma norma de vida a ser vivida por aqueles que encontram vida em Cristo, e como tal, deve ser demonstrada através de uma continua comunhão com Deus. O reformador alemão Martinho Lutero uma vez disse: “ Este livro ( A Bíblia) me faz fugir do pecado ou o pecado me faz fugir deste livro”.

Nenhum comentário: