sábado, 24 de janeiro de 2009

As Marcas de Cristo na vida do Homem de Deus


Segunda feira, no final da tarde o telefone toca. Era o pastor Sergio Amaral, vice presidente da Assembléia de Deus de Macaé, com congregações em Rio das Ostras, Cabo Frio e Carapebus, me convidando para pregar no culto de ação de graça pelo 59° Aniversario de nascimento do Pr.Celso Ferreira(foto), dirigente da congregação da rua C, bairro Nova Esperança – Rio das Ostras.
A principio relutei, por ser dia do meu descanso com a família, porem, como ele insistiu na busca da unidade da igreja e seus ministros na cidade em torno do trabalho desenvolvido pelo Conselho de Pastores, não pude recusar. Chegando no pequeno templo em um Bairro popular, encontrei-o repleto em noite de festa, onde por sinal, fui muito bem recebido. Ates da pregação, houve as devidas homenagens das ovelhas e demais colegas de ministério. Naquele ambiente fraterno, em meio aos louvores e cânticos, foi trazido a conhecimento publico, a biografia do aniversariante, como um homem de Deus que traz as marcas de Cristo em sua vida. Naquele momento, o Espírito Santo fez-me lembrar das palavras do Apostolo Paulo em sua carta as Gálatas: “ Sem mais, que ninguém me perturbe, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus”. ( Gálatas 6.17).
O apostolo dos gentios, nos ensina, que cada cristão, independente de ser pastor ou não, deve levar consigo as marcas de Jesus. Mais nós, ministros do evangelho, temos um compromisso alem disso, porquanto somos chamados para sermos homens de Deus; para derrotar gigantes como fez o pequeno pastor Davi, para falar a língua de Deus, o idioma do amor. O homem de Deus precisa ter as marcas do chamado pastoral que são a busca da santidade como proposta de comportamento no falar, agir, e pensar.
Um verdadeiro pastor chamado por Deus, nunca será um mero administrador de apriscos ou profissional do púlpito mercenário que negocia a lã de suas ovelhas. Nunca trocara o primeiro amor de suas ovelhas pelo entulho eclesiástico ou palanque dos palácios, antes seu foco de vida esta em servir a linda noiva de Jesus. Esse é o seu chamado.
Um sentimento de renuncia vai acompanhá-lo todos os dias. Quanto mais profunda for sua comunhão com Deus, mais renuncia ela irá requerer. Paulo de perseguidor passou a perseguido, de mestre dos fariseus passou a discípulo, considerando todo seu conhecimento religioso como esterco. Mais o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo.(Filipenses 3.7-8). O pastor que possui as marcas de Cristo, tem o respeito das ovelhas e do povo em geral, pelo que ele é, e nunca pelo que representa, uma denominação, um Conselho de Pastores, um curso teológico, uma formação acadêmica. Pedro, um simples pescador, homem inculto, era respeitado pela sua comunhão apostólica e unção dada por Deus. Ao final do culto, não pude dar nenhum presente material ao pastor Celso Ferreira, visto que ele já possui, os maiores presentes que um homem pode receber durante sua existência: A Salvação eterna e a unção pastoral, que fazem dele, um dos homens mais felizes da Terra.

Nenhum comentário: