domingo, 18 de janeiro de 2009

Imagens que marcaram


No final do mês de janeiro de 2009, fui ao Rio de Janeiro, para tentar vender meu carro em uma agencia multimarcas com o preço melhor, o que não consegui, devido a crise financeira mundial. Para aproveitar a viajem, resolvi visitar alguns parentes paternos em Belford Roxo, cidade onde cresci, estudei me encontrei com Jesus e obtive grandes experiências espirituais.
Uma delas aconteceu no Templo Central das Assembléias de Deus, na época liderada pelo saudoso pastor Ademir Dias Duarte, um ex funcionário da Light, muito amoroso, que largou o emprego secular para somente se dedicar ao pastorado de um grande campo de trabalho, que teve inicio em 1925 com Jose Cajazeiras e Catarino Varjão em cultos realizados ao ar livre na Praça Dr.Francisco Sá, e com o crescimento da fé pentecostal, foi inaugurado no dia 02 de novembro de 1931, o primeiro templo da Assembléia de Deus em Belford Roxo. Na minha juventude, ao ser batizado com o Espírito Santo, acabei sendo expulso da Igreja Batista e passei a procurar os cultos pentecostais para adorar a Deus, foi onde naquela catedral, descobri o poder de Deus sendo derramado sobre as pessoas, me causando profundas impressões, com imagens de curas que marcaram minha fé pentecostal. Dezenas de grandes homens de Deus, sem formação acadêmica, porem com imensa autoridade na Palavra e unção, foram usados como canal de Benção para o crescimento do evangelho na cidade. As pessoas eram curadas os sinas e maravilhas eram evidentes, e eu cria que Deus tinha um propósito maior para minha vida no ministério pastoral.
Naquela época, o líder dos jovens era o Ev.Ismael Pinheiro, gerente da Casa Publicadora em Nova Iguaçu e presidente do Capitulo da Adhonep no município, que me apresentou ao movimento pentecostal na região. Foram tempos de buscar o poder de Deus, a sua Graça e misericórdia. Mais, a medida que o avivamento de cura, progredia, eu observava que o ensino Bíblico, seguido de discipulado se degenerava. Quase sempre percebia as mesmas pessoas indo a frente buscando apenas cura em todas as cruzadas evangelísticas. Também passei a observar que diversos evangelistas itinerantes falarem as pessoas que elas estavam curadas quando não estavam. Outro fator que esmoreceu minha fé foi os apelos incessantes para o levantar de ofertas através de pressão psicológica, onde comecei a raciocinar: Se esses pastores possuem realmente essa fé que propagam, por que precisam passar tanto tempo pedindo dinheiro? Era como se o avivamento tivesse deteriorado de algo puro para um instrumento de obtenção de gloria e dinheiro. Ao pesquisar a historia dos pais da denominação, descobrirmos que os sinais acompanhavam sua fé, mais nem por isso, viviam em competição ministerial. Foi em Belford Roxo, que fui iniciado nos bastidores do movimento pentecostal com seus vários aspectos positivos, tais como as conversões, a transformação moral e espiritual das pessoas e a alegria e o entusiasmo com que passam a assumir suas responsabilidade cristãs para com a família, igreja local e sociedade, como também, o lado negativo, com a valorização extrema da emoção em detrimento da Palavra de Deus, com enorme prejuízo doutrinário a Igreja.
Alguns amigos, diante dos meus questionamentos, diziam que eu continuava com a mente batista e o coração pentecostal. Claro que eu acreditava nas curas acontecidas durante as campanhas, como promessa de Marcos 16.17, porem, entendo que o mais importante na vida do homem esta na cura da alma. Quando a igreja se concentra apenas nos dons do Espírito Santo, principalmente o de profecia e cura, em detrimento da Palavra , o apelo para Salvação em Cristo, começa a perder a importância, e a igreja torna-se refém de “ Profetas” , alguns dos quais totalmente desordenados, sem nenhum vinculo ministerial. No período que vivi em Belford Roxo, aprendi que os dons devem operar na igreja , porem, o Espírito Santo opera em perfeita ordem, atraindo as pessoas somente para Cristo e jamais afastando-as de Deus.

Nenhum comentário: