quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Ufanismo Desenfreado


Marcos 8.35-36.
Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo Evangelho, a salvara. Pois, que adiante o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Em uma reunião de pastores de varias igrejas, cada um dos que subiam ao púlpito faziam apologia desenfreada de sua denominação, com suas raízes históricas tradicionais ou vigor pentecostal.
O primeiro de dizia um digno representante da tradição calvinista com uma teologia solida e inabalável, proveniente da Escócia desde os tempos de John Knox. Já o segundo apresentava o relatório do crescimento meteórico de sua igreja mística com seu profundo relacionamento com o Espírito Santo operando milagres e maravilhas pelos diversos cantos da terra em suas catedrais monumentais, onde cada filho marginalizado alcança prosperidade. Sua teologia e pratica e imediata, de acordo com as necessidades de sua membresia em permanentes campanhas ou correntes de Fé.
Já o outro pastor, avocou para sua denominação, os valores da liberdade e da democracia religiosa em um púlpito ortodoxo e fundamentalista com investimentos generosos no campo missionário em quase 400 anos de historia.
Essa cena patética de competição religiosa com seu ufanismo crescente, representa a colcha de retalhos que se transformou a igreja evangélica brasileira, que passou a ter a necessidade evidente de esvaziar-se do seu eu. Os estudiosos da historia da Igreja responsabilizam usando disciplinas da psicologia, sociologia e economia de mercado, a deteriorização dos valores morais da Nação, devido o silencio dessa igreja emergente, porem com lideranças personalistas que em nome da busca do poder temporal, estão abandonando os valores Bíblicos transformadores. A igreja cresce e aparece em quantidade, porem o que se evidência na sociedade, e a perda do valor do sal e falta da luz para as nações. O que esta acontecendo no Brasil e o reflexo do que já aconteceu nos E.U.A. propalado como maior nação protestante do mundo. O Prêmio Nobel de Literatura de 1970, o dissidente soviético Alexander Soljenitsin em seu famoso sermão aos E.U.A, proferido em 1978 na Universidade de Harvard, disse: “ Temos colocado esperança demais nas reformas políticas e sociais para tão somente descobrirmos que estamos sendo provados de nossa possessão mais preciosa; nossa vida espiritual. Ela é pisada pela multidão festiva no oriente, e pela comercial no ocidente”.
Vamos orar para que o Brasil não se torne um arquipélago continental religioso, formado de milhares de ilhas denominacionais e repleto de náufragos espirituais descrentes com a Fé no mercado.

Nenhum comentário: