domingo, 4 de janeiro de 2009

Revendo Conceitos


Nos idos de 1990 estava retornando do Rio da Janeiro para Cabo Frio em pleno verão nas verias escolares, foi quando sentou-se na poltrona ao lado e começou a puxar conversa durante a viagem, um senhor de meia idade, de origem oriental, provavelmente chinês ou coreano, que começo a falar sobre o Movimento de Igrejas Locais, no modelo de Watchman Nee, assim que observou minha leitura da Bíblia.
Aquele homem de semblante fechado, começou a atacar as demais igrejas evangélicas, alegando serem elas denominações fundadas pelo sentimento personalista de supostos lideres divisionistas, ao termino da viagem, em que o discípulo de Watchman Nee (foto) fez uma verdadeira apologia das igrejas locais, me convidando para realizar uma visita em Cabo Frio, o que prontamente recusei polidamente. Movido pela curiosidade, resolvi pesquisar sobre o Movimento das Igrejas Locais, buscando estudos no Instituto de Pesquisas Cristã, fundado por Walter Martin, especialista em seitas e heresias, e autor do livro “ O Novo Culto”, onde declarava que o movimento não se encaixava na definição teológica de igreja com sua falta de estrutura de poder estabelecido, alem da sugestão de que as igrejas locais eram as únicas verdadeiras igrejas de Cristo.
Para minha surpresa atual passado quase 20 anos, após fazer uma pesquisa visando preparar material para o curso de Historia da Igreja, encontro uma revisão de conceitos sobre o Movimento das Igrejas Locais , assinado por Gretchen Passantino Coburn, diretora do Ministério Resposta em Ação, e coautora do livro o novo culto, publicado em 1970, onde juntamente com o falecido Walter Martin, condenavam o movimento como herético. Interessante como as pessoas mudam de opinião com o decorrer do tempo. Isso me faz lembrar a origem das Assembléias de Deus no Brasil, quando Daniel Berg e Gunnar Vingren, abandonaram o porão da Igreja Batista de Belém, na rua João Balby, dando inicio a Missão de Fé Apostólica no dia 18 de junho de 1911, como alicerce do Movimento Pentecostal no Brasil, sendo perseguidos pelas Igrejas existentes na região ( Presbiteriana, Anglicana e Metodista), devido a pregação dos dons do Espírito, baseado em Atos 2.17,18.
Naqueles tempos, os teólogos de plantão, acusaram Berg e Vingren de serem heréticos, no entanto, a semente lançada em Belém do Pará, transformou as Assembléias de Deus na maior denominação evangélica do mundo. Agora, parecemos que a historia se repete.

Nenhum comentário: