sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Um Pastor Medíocre



O Teólogo brasileiro Leonardo Boff, um dos pais da Teologia da Libertação, que recebeu o voto de silêncio do alto clero católico, declarou recentemente, que a maior autoridade católica do mundo, o papa Bento XVI, é um pastor medíocre, mesmo com toda sua formação teológica conservadora e falta de decisões que levem ao retorno de crescimento da igreja no ocidente e principalmente nos países do Terceiro Mundo, onde tem perdido um exército de fiéis para as igrejas evangélicas.
Os especialistas em liderança, dizem que ser decidido é uma chave indispensável para que alguém tenha sucesso na vida. Toda realização seja de fé ou profissional, grande ou pequena começa com uma decisão. Existem pessoas que são como carrinhos de mão, que necessitam ser empurrados, puxados ou impulsionados para que cheguem a algum lugar. A indecisão é uma das marcas do líder e pastor medíocre, seguida do medo diante das crises. Segundo a escritora Helen Keller: A ciência pode ter encontrado a cura para a maioria das doenças, no entanto ainda não encontrou o remédio para o pior de todos os males, - a indecisão dos seres humanos. Conheci um pastor pentecostal, sexagenário que no final de sua carreira ministerial, foi lhe dado a oportunidade de liderar uma grande igreja, repletas de problemas causados por sucessivos escândalos. Um dia após sua posse, ele marcou uma reunião com todo corpo de obreiros para a tomada de decisões, visando a restauração da credibilidade perdida. No decorrer da reunião, um diácono, filho do pastor antecessor, lhe agrediu com palavras e fisicamente, fazendo verdadeiras ameaças a sua integridade pastoral. O que requeria uma atitude disciplinar de imediato. O que não aconteceu, seguido de sua renúncia a presidência da igreja, sendo chamado pelos seus superiores eclesiásticos de um pastor neófito e medíocre.
A Bíblia revela que o pastor que se tornou o rei mais amado e respeitado de Israel, o pequeno Davi, não se intimidou diante das ameaças do gigante filisteu Golias, e tomou a decisão de enfrenta-lo em nome do Senhor dos Exércitos, culminando com sua vitoria. Outro personagem Bíblico que nos deixou um exemplo de atitude positiva, foi Calebe, filho de Jefoné, que diante do relato dos espias e suas dificuldades após quarenta dias, fez calar o povo perante Moises, e decidiu: “ subamos animosamente, e possuamo-la em herança, pois certamente prevaleceremos contra ela.” (Números 13.30). Por conta de sua atitude, Calebe entrou na Terra Prometida e a sua semente a possuiu por herança. Deus em sua infinita Graça e misericórdia, nos chamou para fazermos a diferença no mundo. Eles nos concedeu as ferramentas necessárias para tomarmos atitudes que nos levem a vitoria, a sua Palavra contem verdadeiras pérolas de sabedoria, para sairmos da mediocridade, basta apenas colocá-las em prática com fé e determinação.
Um dos maiores especialistas em treinamento de lideres da igreja no mundo, o pastor norte americano John Maxwell, certa feita declarou: “ o pessimista reclama do vento, o otimista espera que ele mude. O sábio ajusta as velas”.

Nenhum comentário: