quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Vai Passar...


Por confiar nas promessas do homem, assumi dividas, e quando chegou a crise financeira mundial no inicio de 2009 com sua recessão global, fomos forçados a vender o carro importado, pago em suaves prestações com grande sacrifício, para honras os compromissos com os credores. Durante esse período de incertezas e quebrantamento, sem enxergar uma luz no final do túnel, todos os dias recebíamos a visita de uma anciã, crente batista, que após enfrentar muitas dificuldades na vida, como migrante nordestina, veio ainda garota para o Rio de Janeiro, cuidar de sua mãe internada em um hospital de tuberculosos, e conseguiu superar todas as adversidades, mediante sua fé. Com seu histórico de vida, sempre ao cair da tarde, procurava me animar sempre, com uma palavra simples e direta: “ Vai passar...” o melhor de Deus, ainda está por vir.
Foi quando navegando em um site, descobri um texto que me encheu de bom ânimo para enfrentar a crise e que por coincidência tem por titulo: Vai passar...
Uma antiga lenda conta que um famoso rei decidiu reunir seus principais sábios e eruditos em conselho para solicitar-lhes um favor.- Acabo de trazer um grande anel de minha última conquista – disse o monarca. Ele é muito valioso e ainda tem a vantagem de me permitir guardar em seu interior algo mais valioso ainda. Preciso que vocês, ao final do dia, escrevam a frase mais sábia que um mortal jamais ouviu. Quero que cheguem a uma conclusão sábia e depois a escrevam em um pequeno pedaço de papel. Depois, guardarei essa frase em meu anel. E se algum dia o infortúnio permitir que me encontre em meio a uma crise muito profunda, abrirei meu anel e estou certo de que essa frase me ajudará no pior momento de minha vida.Assim, os sábios passaram o resto do dia discutindo sobre qual deveria ser a frase que resumiria toda a sabedoria que nenhum homem jamais ouviu. Quando caiu a noite, um dos eruditos aproximou-se do rei, e representando a todos os demais sábios entregou-lhe a frase escrita em um pequeno papel.- Aqui está, Majestade. Guarde-a em seu anel e leia somente se uma grande crise sobrevier sobre sua vida e seu reino.O monarca guardou o papel em seu anel, esquecendo-se do assunto.Tempos depois, o reino foi saqueado pelos inimigos e o palácio reduzido a entulhos. O rei conseguiu escapar entre as sombras e se ocultou nas rochas. Ali, observando um precipício, considerou a possibilidade de tirar a própria vida lançando-se em direção ao vazio antes que caísse em mãos inimigas. Foi quando se lembrou que ainda conservava o anel, e decidiu abri-lo. Desenroscou o diminuto papel e leu: “Isso também passará”. O rei sorriu em silêncio, e teve ânimo para ocultar-se em uma gruta, no meio da escuridão, até que não corresse perigo.A lenda diz que vinte anos depois, o rei tinha recuperado todo seu esplendor, a força de novas batalhas e conquistas. Aquele momento amargo havia ficado atrás, e agora regressava triunfante da guerra, ovacionado pela multidão. Um dos antigos sábios que caminhava ao lado da carruagem real, já ancião, sussurrou ao ouvido do rei: Majestade, creio que hoje também deveria voltar a olhar o interior de seu anel.- Agora? Por que fazer isso? Não estou no meio de uma crise, ao contrário – replicou o rei. É que essa frase não foi escrita apenas para os momentos difíceis, mas também para quando acreditares que todos os bons momentos devem perdurar por toda a eternidade. Em meio aos aplausos, o rei abriu o anel e voltou a ler: “Isso também passará”, e descobriu que naquele momento sentia a mesma paz que teve quando estava a ponto de tirar a vida. O mesmo sossego, a mesma tranqüilidade o invadiu por completo. Naquele dia, o rei descobriu que a frase que os sábios lhe entregaram deveria ser lida nas derrotas, mas sobretudo, nos tempos de vitória. Não importa a crise que você está passando, seja financeira, familiar, saúde, emocional, confie nas promessas de Deus através da sua eterna Palavra, e que a crise, haverá de passar.

Nenhum comentário: